O que é e como fazer uma análise financeira da sua empresa

Homem com calculadora e tablet ao fazer análise financeira empresarial.
(Fonte: Unsplash)

Bons empreendedores estão sempre procurando avaliar da forma mais precisa possível como andam as finanças da empresa – até times de futebol passam por esse processo. Assim, a maneira de fazer isso, com a maior segurança possível, é através da análise financeira. Isto é, por meio da coleta de dados sobre o financeiro da empresa, e por meio da análise desses dados, é possível ter um panorama fiel da situação do negócio.

Passo a passo da análise financeira

Além disso, obter essa avaliação sobre a situação financeira da empresa permite ao gestor elaborar novas estratégias e planejamentos caso as atuais não estejam indo bem. Ou, ainda, é graças à análise financeira que é possível tomar as melhores decisões para a empresa, identificar padrões e monitorar o desempenho.

A análise financeira trata-se, portanto, de uma estratégia de avaliação que é essencial para uma boa gestão. E, abaixo, você encontra os meios de fazê-la.

  1. Coleta de dados

Coletar os dados é a primeira fase. Aqui, o gestor deve organizar em uma planilha os dados dos registros financeiros e da contabilidade da empresa. Entretanto, pode, também, usar um sistema de gestão financeira que é alimentado de forma constante com os dados da empresa. Nesse caso, parte do trabalho já estará feita, pois alguns softwares de análise financeira também organizam as informações.

Lembre-se de escolher os indicadores financeiros que utilizará, como rentabilidade, liquidez, margem de lucro, etc. Do mesmo modo, escolha bem as ferramentas de análise, como análise de correlação e outras.

  1. Métricas de acompanhamento

Num segundo momento, é importante definir os objetivos da empresa, e com isso, quais serão as métricas utilizadas para acompanhar o desempenho. Neste cenário, os Key Performance Indicators (KPI) são ferramentas importantes para gestores. Para saber quais são os principais KPI e como aplicá-los na análise financeira da sua empresa, confira nosso outro artigo aqui.

  1. Relação de riscos

Esteja ciente de quais são os riscos, incertezas e o que mais possa ser imprevisível e, assim, atrapalhar o andamento da sua empresa. Isto feito, você pode pensar em soluções definitivas ou provisórias para os obstáculos e, também, tomar as melhores decisões para sua empresa.

  1. Monitoramento com os colaboradores

 Com a análise financeira feita, riscos relacionados e métricas de acompanhamento já pensadas, é necessário monitorar de forma constante os resultados da empresa. Softwares de análise financeira podem fazer esse trabalho, mas de todo modo, é importante envolver os colaboradores do negócio. Afinal, eles estão também diretamente envolvidos nos resultados da empresa.

Desse modo, enquanto o monitoramento permite realocar recursos e fazer mudanças necessárias, o envolvimento dos colaboradores permite feedbacks otimizados e um senso de responsabilidade coletivo sobre a empresa.