O que é Bitcoin e como investir

Bitcoin - Fonte: Pexels

Com o avanço da tecnologia, é notável como tudo está deixando de ser físico para se tornar digital. É possível já notar que com os cartões de crédito e débito a circulação de dinheiro já se tornou bem menor, e agora com o crescimento das criptomoedas, o dinheiro digital já é uma realidade. O Bitcoin foi a primeira moeda virtual do mundo, lançada em 2008. Confira mais sobre o que é bitcoin e como funciona esse tipo de moeda.  

Bitcoin 

Como já dito, essa foi a primeira moeda virtual do mundo, de forma que ela não existe em papel, apenas em sistemas digitais. E por ser uma moeda virtual, ela é descentralizada, ou seja, nenhum banco ou governo atua como intermediário.  

Assim, as criptomoedas, como o bitcoin, apesar de serem reais e terem valor, não existem no físico, e as próprias pessoas podem enviar ou receber bitcoins. Outra característica, é que o bitcoin tem um limite. Ou seja, diferente do dinheiro físico que pode ser fabricado, a tecnologia por trás dessa moeda só permite que 21 milhões de bitcoins sejam gerados.  

Da mesma forma que o dinheiro físico, os bitcoins apresentam códigos de rastreio, sendo que são operados em uma corrente de blocos, do inglês blockchain. Assim, cada moeda tem um código que permite que o sistema rastreie o envio e recebimento da moeda virtual. E por ser uma moeda digital, elas utilizam tecnologias de criptografia, o que traz mais segurança e diminui as chances de atos criminosos.  

Como é feito o investimento nesse tipo de moeda? 

As moedas virtuais são negociadas em redes próprias, sendo que o bitcoin utiliza o blockchain. Nesse sistema, a comercialização ocorre de forma anônima, sendo que existem 3 formas de realizar essa comercialização: 

  • Por meio de empresas especializadas, as exchanges ou corretoras. Nesse caso, os compradores e vendedores são reunidos em um ambiente digital para fazer as negociações com as empresas mediando.  
  • Diretamente com compradores e vendedores 
  • Através da mineração de bitcoins. Nesse caso computadores de alto desempenho permitem as transações de criptomoedas ocorram em certas redes.  

Para poder comprar bitcoins é preciso primeiro passar o dinheiro na moeda do país (reais, no Brasil) para uma corretora ou para uma conta que já está no blockchain, por meio de transferência ou PIX.  

Atualmente, com a valorização das moedas virtuais, comprar 1 bitcoin pode ter um valor alto, atualmente a cotação está em torno dos 210 mil reais. Mas esse tipo de moeda, permite que uma unidade seja repartida em até 100 milhões de partes. Dessa forma, é possível adquirir uma fração da moeda por valores bem menores que a cotação.  

E da mesma forma que as outras moedas físicas, as criptomoedas também sofrem variações e podem ganhar ou perder valor dependendo do desempenho das outras moedas.  

Pensando em empreender em 2022? Não deixe de conferir as melhores dicas para empreender e ter sucesso em 2022