Saiba como melhorar a escrita no ambiente de trabalho

Quantos e-mails você envia por dia? Quantos bilhetes deixa para seus colaboradores? Ou então quantos contratos você assina ou redige ao longo da semana? Mesmo que você não saiba valores exatos, sabe que é uma quantidade muito grande. Então esse já um bom motivo para investir no aperfeiçoamento da escrita dentro do seu negócio, para os mais diferentes âmbitos. Veja algumas razões mais específicas para isso:

  • Ruídos de comunicação: textos bem redigidos não dão margem a dúvidas em sua interpretação. Assim, a mensagem que quem redigiu o texto desejava passar será compreendida por todos que o lerem. Isto evita aquela famosa frase “não foi isso que eu quis dizer”. Mensagens que dão margem a mais de uma interpretação podem ser utilizada inclusive de má fé, para induzir outra pessoa ao erro, principalmente se tratando de contratos e acordos comerciais;
  • Autoridade: obviamente há outros fatores envolvidos neste quesito, mas uma boa escrita pode contribuir. Ou o contrário, uma escrita de má qualidade, com erros ortográficos e textos de difícil interpretação, podem afetar a forma com que seus colaboradores te enxergam;
  • Credibilidade: um texto impecável, sem erros, fácil de ser lido e compreendido passam a imagem de profissionalismo da sua empresa perante clientes, parceiros, fornecedores, etc;
  • Produtividade: como dito acima, textos mal redigidos podem gerar ruídos de comunicação. Então, esta falha pode acarretar a atrasos por conta das divergências na leitura da mensagem, retrabalho por uma interpretação errada, entre outros problemas.

A solução deste problema pode parecer complicada, pois estas falhas podem vir acontecendo por vários anos. Mas simples atitudes e hábitos podem alterar este cenário. Vamos apresentar alguns pontos mais relevantes:

  • Leitura: ler é fundamental para melhorar sua escrita. Mas não se assuste, você não precisa ler aqueles livros com centenas de páginas e linguagem rebuscada (mas se quiser será ótimo). A leitura do jornal, de revistas, páginas na internet com informações relevantes ao seu negócio, tudo isso já te ajuda a ter mais conhecimento. Aliá, você já está dando este passo lendo nosso blog.
  • Estudo: para acelerar este aprendizado e conhecer as mais diversas formas de se comunicar corretamente por meio da escrita no meio empresarial você precisa ter uma boa fonte de estudos. Uma opção é o curso “Como Elaborar Documentos de Forma Profissional Para Melhorar a Imagem da Sua Empresa”, da Universidade Nuvem. Neste curso você terá dicas e instruções sobre como possuir uma boa escrita, de forma a otimizar seu trabalho e melhorar a imagem da sua empresa. Como diferencial, é oferecido a você aulas bem práticas e dinâmicas, que mostram como é simples e vantajoso investir neste treinamento para sua empresa! Se deseja saber mais, basta clicar aqui ou acessar o site: https://universidadenuvem.com.br/course/otimize-seu-trabalho-invista-na-producao-escrita/;
  • Transmita conhecimento: já foi comprovado mais de uma vez que uma pessoa aprende muito mais ensinando a outra do que apenas estudando. Assim, transmita o seu conhecimento na área da escrita aos seus funcionários. Além de fixar melhor em sua mente o conteúdo, você ainda fará com que toda sua equipe também seja qualificada. Você pode, inclusive, disponibilizar o curso acima aos seus colaboradores como forma de disseminar o conhecimento dentro de todo o negócio, melhorando seus resultados.

Esperamos que as nossas dicas sejam úteis ao seu negócio e que você possa implementar para melhorar ainda mais a escrita dentro da sua empresa. E conte sempre com nossa ajuda!

Como Elaborar Documentos de Forma Profissional Para Melhorar a Imagem da Sua Empresa