Os 4 tipos de empreendedorismo populares no Brasil

Se você está pensando em começar um negócio mas não sabe qual tipo de empreendedorismo seguir, veio ao lugar certo.

Empreendedores - Fonte: Pixabay
Empreendedores - Fonte: Pixabay

O atual cenário econômico no Brasil é bastante diferente de qualquer outro. Todos os dias a população adere cada vez mais ao empreendedorismo como fonte de renda. 

Neste contexto, diversos tipos de empreendimento têm se destacado e conquistado mais clientes. Se você está pensando em começar um negócio mas não sabe qual tipo de empreendedorismo seguir, veio ao lugar certo. 

Aqui você vai encontrar os quatro tipos de empreendedorismo mais populares no nosso país. Confira todos e depois decida qual é o melhor para o que você sonha conquistar. 

1. Individual 

O empreendedorismo individual possui muitos benefícios para quem está começando um negócio. O microempreendedor individual (MEI) tem sua atividade regulamentada por lei. 

Para ser um MEI não é necessário ter uma pessoa para entrar como sociedade, muito menos um capital mínimo para começar. E através do registro de um MEI é possível separar todo o patrimônio da empresa do patrimônio pessoal. 

A categoria MEI é a que mais cresce no momento, já que as facilidades de financiamento e abertura de negócio são muito atrativas. Mas não é a única que tem benefícios. 

2. Informal

O empreendedorismo informal é aquele que busca apenas ter uma forma de sustento. E esse tipo de empreendedorismo cresceu consideravelmente durante a pandemia, já que os empregos se tornaram escassos.

Geralmente é um empreendedorismo temporário ou que está começando, e logo se tornará formal, caso comece a crescer. E nesse meio são enfrentadas muitas dificuldades para manter o empreendimento ativo e com lucros. 

3. Franqueado 

É o tipo mais comum de empreendedorismo e o mais fácil de se alcançar retorno. Ser um empreendedor franqueado significa entrar em uma empresa que já existe e abrir sua própria loja. 

A rentabilidade do negócio é mais ou menos garantida, já que este foi criado e testado, e se chega ao nível de abrir franquias, está sendo procurado no mercado. As estratégias estão praticamente prontas para serem aplicadas, mas a inovação é sempre bem vinda, desde que siga as regras da franquia. 

4. Cooperativo 

No empreendedorismo cooperativo a ideia de economia colaborativa é cultivada e os empreendedores individuais trabalham em conjunto. Para isso, é criado um sistema onde cada colaborador contribui com o mesmo objetivo. 

O empreendedor cooperativo vai compartilhar seus recursos e materiais para fazer acontecer um negócio maior e assim alcançar o lucro. Apesar dos objetivos em comum, nada impede que cada empreendedor tenha os seus próprios. 

Se você curtiu esse artigo, confira muito mais no blog mundo mídia!