4 dicas para trabalhar o marketing da sua franquia

Marketing digital em franquias - Fonte: Pixabay

O modelo de negócios de franquias já está super bem estabelecido no mercado, com alguns nomes como McDonald’s, Starbucks e Boticário, que se tornaram referência. Atualmente até mesmo franquias digitais estão surgindo e chamando a atenção de investidores e novos empreendedores. Contudo, sejam as franquias convencionais ou as virtuais, o marketing ainda é essencial para o sucesso desse tipo de negócio. Por isso, confira a seguir 4 dicas para trabalhar o marketing da sua franquia. 

1. Aumente sua presença digital 

O mundo digital está presente a todos os instantes na vida das pessoas hoje em dia, dessa forma a presença digital tem um impacto significativo em quem trabalha com negócios. Utilize o máximo possível dessa presença para chamar a atenção do seu público, conquistar novos clientes e também estar em contato com aqueles que já compram seus produtos regularmente. Tenha postagens regulares e traga maior engajamento para a sua franquia.  

2. Cuide dos clientes já conquistados 

Um ponto muito importante e que as vezes pode acabar sendo esquecido é a manutenção dos clientes que já foram conquistados. O marketing digital não deve focar apenas em conquistar novos consumidores, ele também tem que focar em manter os que já foram conquistados. Por isso, utilize a presença digital, redes sociais, e canais de comunicação para saber se os clientes estão gostando dos produtos, o que pode ser feito para melhorar etc. Aproveite para oferecer novos produtos, dar descontos e até mesmo lives exclusivas com eles.  

3. Pense bem no local da sua franquia 

Ao estruturarmos uma franquia, mesmo que ela já tenha suas cores, layout e design, é importante cuidar do espaço. Ter um espaço físico limpo, com a loja organizada, produtos identificados e preços à vista é importantíssimo. Lembre-se que você quer vender, e tudo isso pode acabar impactando no fechamento ou não da compra. Além disso, um bom ponto comercial pode ajudar no fluxo de clientes também. Portanto se você for abrir o espaço físico, pense bem no endereço do mesmo e no que está ao redor dele. No caso do digital, o mesmo é válido, tenha um site fácil de manusear, com atendimentos frequentes, maneiras rápidas de checar o carrinho de comprar e de realizar buscas.  

4. Use as tendências a seu favor 

Por fim, a criatividade pode ser um truque na manga em trazer novos consumidores para a sua franquia. Use as tendências a seu favor, tente fazer parcerias e ver o que o seu público está consumindo. Hoje em dia uma grande parte do público gosta de postar fotos, assim ter um lugar legal para tirar foto dentro da sua franquia pode ser um diferencial.