O que é marketing de afiliados?

Marketing de afiliados - Fonte: Pexels

O termo marketing de afiliados vem ganhando destaque na Internet nos últimos anos, sendo uma forma inovadora de fazer marketing digital e conseguir dinheiro com um baixo investimento inicial. Confira a seguir tudo sobre essa nova forma de fazer marketing e seus principais benefícios.  

O que é 

A Internet vem criando diversas oportunidades de empreendimentos, e o marketing digital é um dos que vem mais fazendo sucesso e se destacando. Dentro do marketing digital surgiu o marketing de afiliados, no qual uma empresa ao lançar um novo produto conta com afiliados para ajudar na divulgação, de forma a aumentar as vendas e alcançar um público maior. Assim, os afiliados ficam responsáveis apenas pela divulgação dos produtos nas mais diversas plataformas, seja em sites, blogs, redes sociais, etc.   

Quando um cliente compra o produto por meio do afiliado, uma métrica é gerada que é utilizada para calcular quanto será ganho pela divulgação. Sendo algo equivalente a uma comissão de vendas. Geralmente esses serviços são encontrados em plataformas de afiliados, como Hotmart, Monetizze, Afilio e Eduzz.  

Tipos de divulgação 

Dentro dos meios de divulgação existentes, existem alguns já bem estabelecidos na Internet como o custo por clique, custo por ação, custo por mil impressões e custo por vendas.  

Custo por clique (CPC) 

Como o nome já indica, nesse método de divulgação, o afiliado ganha por cliques que a página recebe. Ou seja, o objetivo não é concluir a compra, mas os cliques que os clientes dão em banners, anúncios ou qualquer outro tipo de publicidade divulgada pelo afiliado.  

Custo por Ação (CPA) 

Nesse caso, é preciso que além de clicar no anuncio o consumidor também interaja de alguma forma com a página, seja realizar um cadastro no site, enviar dúvidas ou concluir uma compra. Sendo assim, aqui o intuito já é que o afiliado crie interesse o suficiente para que o cliente interaja com o conteúdo. 

Custo por Vendas (CPV) 

Por fim, o Custo por Vendas é aquele em que o afiliado recebe uma comissão por cada venda concluída. Cada compra efetivada é contabilizada por meio de códigos e links, que associam o afiliado aquela determinada venda.  

Benefícios 

Confira a seguir alguns dos benefícios de trabalhar com o marketing de afiliados: 

  1. Baixo investimento inicial.
  1. Ótima maneira de começar a empreender.  
  1. Flexibilidade.  
  1. Não é preciso desenvolver produtos.
  1. Livre de taxas de envio, impostos, ou qualquer valor inerente ao produto.
  1. Plataformas de afiliados são gratuitas e não exigem nenhum valor para utilizá-las.