Como realizar uma boa pesquisa de mercado

Como realizar uma boa pesquisa de mercado

Parte importante para o sucesso de qualquer empreendimento está em conhecer o seu público, o mercado em que ele está inserido, e traçar estratégias para alcança-lo da melhor maneira possível.

A ferramenta ideal para se obter todas estas informações é a chamada pesquisa de mercado. Com ela o empreendedor passa a ter mais clareza para entender as necessidades do seu cliente.

No texto de hoje vamos entender como sua empresa pode criar uma pesquisa de mercado eficiente e que te entregue informações relevantes para otimizar sua relação com os clientes.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Técnicas

A técnica escolhida para a aplicação da sua pesquisa de mercado irá depender das respostas desejadas e das ações que você deseja tomar após a análise dos dados obtidos.

Existem as pesquisas do tipo qualitativas, onde são colhidos dados referentes à percepção do mercado sobre a sua empresa, seus produtos ou serviços, com base em comentários, sentimentos e outras demonstrações.

As pesquisas de mercado qualitativas apresentam ao empreendedor uma perspectiva sobre a satisfação dos seus clientes com o que é oferecido a eles, com o seu atendimento, condições de negociação, etc.

Como você pôde perceber, e como o próprio nome já diz, tais dados são complexos de se quantificar e, desta forma, devem ser utilizados para um direcionamento sobre os seus pontos fortes e fracos.

A outra técnica para aplicação de pesquisas de mercado é a quantitativa. Esta, sim, é capaz de apresentar números e informações precisas sobre diversos pontos envolvidos em sua relação com o cliente.

Por meio da aplicação de questionário, análise de dados e estatísticas é possível quantificar vendas, negociações, segmentar informações, entender momentos de alta ou baixa, entre outros diversos pontos.

Esta análise é útil no momento de traçar objetivos e metas a se alcançar, pois você tem à sua disposição o cenário atual da empresa em números.

Público-alvo

Para que os dados obtidos na sua pesquisa de mercado sejam realmente confiantes é necessário definir o público-alvo para quem será aplicada a pesquisa. Este deve corresponder ao perfil dos seus clientes, ou seja, você deve criar uma persona que corresponda a esta média.

Desta forma, estabeleça um critério para a seleção de quem participará da pesquisa, levando em conta idade, gênero, renda, moradia, hábitos e outras informações que sejam relevantes para a sua análise.

Coleta de dados

Quando tratamos da coleta de dados em uma pesquisa de mercado, esta pode ser feita com dados primários e/ou secundários.

Dados primários são aqueles que, necessariamente, devem ser obtidos junto ao seu público-alvo. Para coletá-los, é necessário um questionário e a compilação das respostas para posterior análise.

Já os dados secundários são aqueles disponíveis para análise em diferentes meios externos, sem a necessidade de uma entrevista. Normalmente estes dados são obtidos em órgãos como o IBGE, IPEA, além de instituições relacionadas à sua área de atuação, como conselhos ou sindicatos.

Aplicação da pesquisa

A forma como você aplicará a sua pesquisa de mercado com seu público-alvo dependerá justamente das características destes, para que você obtenha o máximo de respostas possível.

Como exemplo, imagine que seu público-alvo seja composto por pessoas da terceira idade. Se você optar por um questionário online as chances de obter uma quantidade significativa de respostas são baixas. Mas se tal público for mais jovem e com interesse em tecnologia, esta seria a melhor opção.

Além do meio de aplicação, o formato da pesquisa também é importante. Utilize uma linguagem amigável ao seu público-alvo, de forma que quem esteja respondendo entenda com facilidade o que se pergunta.

Lembre-se que seu questionário, independentemente do público, deve ser objetivo. Perguntas em excesso podem causar estranheza em quem está respondendo, além de causar cansaço e, por consequência, respostas mais genéricas.

Análise

Feita a pesquisa de mercado, agora é o momento de analisar os resultados para tomar as decisões certas para o futuro do seu negócio.

No caso de análises quantitativas, você pode utilizar de programas estatísticos para verificar as diferentes respostas e obter o direcionamento correto para as suas ações futuras.

Nesta análise você não pode levar as respostas para um lado pessoal. Saiba admitir seus erros, aprender com os mesmos e construir o futuro da sua empresa com base na melhoria contínua.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas