Como demitir um colaborador em 4 passos simples

Demissão de colaborador - Fonte: Pixabay
Demissão de colaborador - Fonte: Pixabay

Retirar um colaborador do quadro de funcionários de uma empresa não é algo fácil de ser feito, principalmente se esta não conta com um setor de gestão de pessoas muito bem estabelecido e desenvolvido. 

Mas, apesar de ser uma tarefa árdua, não pode ser deixada de lado na maioria dos casos. A demissão é um processo que irá atingir a vida do colaborador e também a rotina de trabalho de toda a equipe, positiva ou negativamente. 

Se você está buscando formas de demitir um colaborador e ainda não sabe como fazer isto, aqui você encontra um passo a passo simplificado para conseguir de vez encerrar o contrato de um colaborador. 

1. Agende uma reunião 

O primeiro passo para uma demissão é realizar uma reunião com seu colaborador assim que a decisão de demiti-lo for tomada junto a equipe de gestores da empresa. Esta reunião deve ocorrer em um horário apropriado e local reservado dentro do ambiente de trabalho. 

Será nesta reunião que o comunicado da demissão será realizado e a decisão sobre questões legais serão tomadas. Por isso, você precisa estar preparado para este evento, da melhor maneira possível. 

2. Preparo

Marcada a reunião, você precisa começar a se preparar, elaborando o que será dito em relação ao processo de demissão do seu colaborador. Realize anotações de todas as informações que você precisa fornecer a ele durante a reunião para que nenhuma passe despercebida. 

Lembre-se que esta reunião será individual, e quanto menos pessoas na sala, junto a você, melhor. Por isso, convide e solicite que as pessoas envolvidas no processo de demissão estejam presentes, como o contador que fará o cálculo da rescisão contratual. 

3. Noticie você mesmo 

Algo extremamente incômodo é receber notícia através de pessoas que não estão diretamente envolvidas. Por isso, faça questão de estar presente e de ser a pessoa a noticiar a demissão do colaborador. 

A conversa precisa ser algo cara a cara, e uma comunicação direta deve ser abordada para evitar confusão na transmissão da mensagem. Evite dar rodeios e enrolar para dar a notícia. Seja sucinto e direto. 

4. Cordialidade

Um ponto indispensável em qualquer processo é manter a cordialidade o tempo todo. A demissão é um momento delicado, e por mais que desavenças tenham ocorrido, evite levar para o lado pessoal e gerar mais atritos. 

Seja respeitoso com seu ex colaborador, mas não peça desculpas pelo desligamento dele da empresa. Situações como esta ocorrem e estão fora do nosso controle. 

Gostou deste conteúdo? Clique no blog mundo mídia e descubra um mundo de artigos para se apropriar de conhecimento.