Passo a passo para seleção efetiva de funcionários

De nada adianta ter um processo super estruturado e cheio de etapas se ele não atender as necessidades daquele momento.

Processo seletivo - Fonte: Pixabay
Processo seletivo - Fonte: Pixabay

Selecionar novos colaboradores pode não ser uma tarefa fácil. Conseguir escolher entre centenas de candidatos exige uma grande responsabilidade. Por isso, toda empresa realiza processos seletivos para ajudar nessa seleção. 

Mas, o mais difícil não está em fazer um processo seletivo, e sim em como fazê-lo de maneira efetiva. De nada adianta ter um processo super estruturado e cheio de etapas se ele não atender as necessidades daquele momento. 

Aqui você vai encontrar um passo a passo genérico, possível de ser aplicado em diversos cenários, para construir um processo seletivo eficiente. Leia o artigo até o fim e descubra. 

1. As vagas

O primeiro passo antes de abrir as inscrições de um processo seletivo é definir as vagas que deverão ser preenchidas ao final deste. Além de definir as vagas em aberto, é necessário descrever as competências deste cargo. 

Assim, você conseguirá procurar mais atentamente por um colaborador que seja capacitado para aquela vaga em aberto. Sabemos que existem muitos trabalhadores dedicados e excelentes, mas só isso não é suficiente para ocupar certos cargos. 

Por isso, descreva minuciosamente o que esse cargo requer, quais são os conhecimentos e habilidades necessárias para ocupá-lo e qual é o nível de formação. 

2. Divulgação

Não adianta nada ter um processo seletivo sem um bom número de candidatos pleiteando aquela vaga. Por isso, é importante trabalhar muito bem a divulgação do processo seletivo da sua empresa. 

Assim você alcançará um número maior de candidatos e a chance de que você encontre entre esses um profissional que se encaixe na vaga é muito maior. 

Trabalhe com todos os recursos que você tiver disponível, redes sociais, jornais, anúncios, entre outras formas de divulgação. O ideal é que para cada vaga haja no mínimo cinco candidatos interessados. 

3. Pré-seleção

Pensando em não perder tempo realizando todas as etapas que você deseja ter no seu processo seletivo, fazer uma pré-seleção dos candidatos é uma ótima saída. Aqui você irá analisar previamente o currículo do candidato e selecionar aqueles que estejam entre os melhores. 

Apesar de ser difícil conhecer as pessoas apenas pelo currículo, esse já diz muito sobre quem é aquela pessoa e quais são as suas características. Assim, apenas vendo suas qualificações e formação você já identifica sua capacitação ao cargo. 

5. Faça entrevistas

Não são todas as empresas que entendem a necessidade de se realizar uma entrevista com o candidato em nível de processo seletivo. Mas essa é uma etapa indispensável de qualquer seleção de colaboradores. 

Por isso, entre as etapas do seu processo seletivo busque encaixar uma entrevista pessoal para conhecer e ver cada um dos seus candidatos. Isso também pode servir como meio de eliminação, caso ele não compareça. 

Sabia que no blog mundo mídia você encontra muito mais conteúdos como este? Vem ver!