Desafios atuais de empreendedores em 2023

Mão com celular com calculadora aberta e papéis.
(Fonte: Unsplash)

Em 2022, um levantamento feito pelo Sebrae revelou que microempreendedores individuais (MEI) e pequenas empresas geram renda de R$ 420 bilhões por ano. Isto demonstra que pequenas empresas e microempreendedores são fundamentais para a economia do país, ano após ano.

Mas, além da importância, pequenas empresas e MEI enfrentam grandes dificuldades. Quais são os desafios dos empreendedores no ano de 2023? Confira 3 desafios logo abaixo.

Recuperação pós-pandemia

A pandemia de Sars-Cov-2, conhecido como Covid-19, impactou profundamente a vida de pequenos empresários. Muitos não conseguiram manter suas empresas abertas durante a pandemia, e outros enfrentaram e enfrentam até hoje dificuldades. Segundo uma pesquisa do Sebrae intitulada “Dores dos pequenos negócios”, há ainda em 2023 ressentimento com os impactos da pandemia.

Em geral, durante esse período o desempenho das empresas caiu ou ficou estagnado. Há, ainda, empresários que tentam voltar a patamares anteriores à pandemia. Entretanto, outros passaram a operar com reservas financeiras devido ao susto daquele momento.

E, após os períodos críticos da pandemia, a inadimplência dos MEI caiu. Isto demonstra que mesmo com um aumento ligeiro nas receitas, pequenos empresários estão comprometidos a pagar as contas.

Gestão profissionalizada

Outro dos desafios atuais de empreendedores neste ano é profissionalizar a gestão. Seja porque se trata de falta de tempo para gerir e se qualificar como gestor, seja por falta de experiência. Ou seja, é comum que empresários comecem sem conhecimentos especializados, mas nem sempre eles chegam a se qualificar como gestores.

Por outro lado, alguns donos de pequenas empresas chegam a terceirizar a gestão pela impossibilidade de investir tempo na gestão naquele momento. Além disso, a falta de uma separação sólida entre as finanças pessoais e da empresa pode ser um fator que atrapalhe a profissionalização da gestão.

E, por fim, para mulheres empreendedoras a dificuldade de conciliar a vida pessoal ou familiar com o tempo necessário ao negócio é ainda mais intensa.

Expansão da empresa

Com os desafios atuais de empreendedores já mencionados, não é um mistério compreender a dificuldade de crescimento da empresa. Isto é, se a pandemia impactou e impacta, ainda, a saúde financeira de pequenas e microempresas, somado à dificuldades na gestão, crescer não será fácil. Mesmo que haja aumento da procura por produtos e serviços após a pandemia, muitos empresários não têm recursos para a expansão empresarial.

Logo, abraçar as oportunidades de crescimento empresarial não é fácil para os empreendedores nesse momento. Outro fator que também para isso são as altas taxas de juros de empréstimos e financiamentos.

Se você gostou desse artigo, confira outro sobre empreendedorismo em 2023 aqui no Mundo Mídia.