4 tendências que o empreendedorismo seguirá em 2023

Inovações e criatividade são sempre bem vindas nesse ramo e por isso, se você está a fim de começar a empreender, saiba que 2023 será o melhor ano.

Tendências empreendedorismo 2023 - Fonte: Pixabay
Tendências empreendedorismo 2023 - Fonte: Pixabay

O empreendedorismo foi uma das áreas comerciais que mais cresceu nos últimos anos. Não que empreender tenha se tornado moda, mas muitas pessoas decidiram que era hora de ser dono de um próprio negócio e investir nisso. 

Inovações e criatividade são sempre bem vindas nesse ramo e por isso, se você está a fim de começar a empreender, saiba que 2023 será o melhor ano. Mas antes de decidir, é importante compreender as tendências do mercado. 

Por isso, aqui você encontrará uma previsão sobre empreendedorismo, com as principais tendências listadas por especialistas. Confira tudo aqui e comece a se planejar para começar a empreender no ano novo que se aproxima. 

1. Anywhere offices (escritórios em qualquer lugar)

Durante a pandemia da covid-19, o mercado precisou se reinventar muito, e apesar das dificuldades causadas por essa crise mundial, coisas boas surgiram. Um exemplo disso e que será uma tendência no próximo ano é o anywhere office. 

O termo em inglês, que em tradução livre significa escritório em qualquer lugar, é a mais nova tendência global. E aparentemente essa estratégia de empreendedorismo irá continuar em alta no ano seguinte. 

A crise veio para mostrar que o espaço físico não é capaz de distanciar a continuidade dos empreendimentos. E com menos custos e maior flexibilidade, empreendimentos anywhere offices têm conquistado espaço. 

2. Content creators (criador de conteúdo)

Esse tipo de empreendimento já está em alta há um bom tempo e foi mais um que ganhou destaque com a pandemia. Criadores de conteúdo utilizam as redes, mídias e influência para proporcionar entretenimento. 

E diferente de produções cinematográficas e coisas do gênero, criadores de conteúdo produzem trabalhos rápidos e simples, mas que ganham visualização. Por isso, tornar-se um criador de conteúdo no próximo ano pode ser uma boa ideia. 

3. Clientes em foco

Essa tendência de empreendedorismo é mais uma estratégia do que um tipo de negócio. Mas com o passar do tempo a opinião dos clientes tem se tornado cada vez mais importante.

Desse modo, especialistas preveem que no ano de 2023, empreendedores que conseguirem colocar seus clientes em foco receberão maior atenção do mercado. Já que o cliente tem muito a compartilhar para melhorar a experiência dele. 

4. Comércio digital

Por último, uma tendência que está crescendo e que vai se destacar ainda mais no próximo ano é o comércio digital. Durante a pandemia essa estratégia foi utilizada para contornar a baixa das vendas e deu muito certo. 

Atualmente o comércio digital recebe mais atenção do que o comércio físico, por isso, se você quer começar a vender, essa será uma excelente opção de negócio em 2023. 

E aí, gostou desse conteúdo? Acompanhe muito mais no blog mundo mídia.