Conheça 3 métodos para avaliação do desempenho de funcionários

Avaliação de desempenho (fonte: Pixabay)
Avaliação de desempenho (fonte: Pixabay)

Como um empreendedor é um dos líderes da empresa, é sempre importante saber a forma correta de avaliar a participação e empenho de seus funcionários. Venha conhecer 3 métodos essenciais para a avaliação de desempenho de seus empregados.

A avaliação de desempenho é uma técnica comumente utilizada pela equipe de Recursos Humanos (RH) ou de Gestão de Pessoas (GP) como uma ferramenta capaz de analisar a performance individual e coletiva de uma pessoa dentro de seu serviço, levando em conta seus comportamentos também. Com esses resultados, é possível realizar feedbacks, além de identificar fortalezas, fraquezas e novos talentos dentro de uma equipe.

Diversos métodos podem ser utilizados para a avaliação desses membros e, com isso, diversas intervenções podem ser feitas pelo gestor da equipe. Leia até o final do artigo para saber mais e acesse o Blog Mundo Mídia para descobrir mais sobre o tema.

Método Matrix 9 Box

Muito utilizada para desenvolver processos de sucessão nas empresas, o Nine Box utiliza tabelas e colunas que conseguem avaliar o potencial do colaborador (alto, médio e baixo) e outras colunas que descrevem o seu desempenho (acima do esperado ou abaixo do esperado).

Com isso pronto, o membro gestor consegue ir preenchendo as linhas e, no final de um período de tempo determinado, enxergar os membros da equipe de forma ampla e quais foram os objetivos cumpridos pelo colaborador.

Método Avaliação 360º

Comumente utilizada em grandes empresas, a Avaliação 360° tem como pressuposto que, independente da hierarquia, todos os membros podem avaliar e serem avaliados, permitindo a autoavaliação, a avaliação pelos seus superiores e a avaliação pelos mesmos de mesmo nível.

Nesse método de avaliação, obtém-se como resultado uma  complexa análise com as diversas perspectivas que foram apresentadas pelos membros da empresa. Esse teste inclui a necessidade de maturidade, privacidade e liberdade de expressão dos membros. Costumam apresentar feedbacks e contribuir para mudanças de postura na equipe.

Método Avaliação por competências

Esse método de avaliação costuma ser muito utilizado quando existe a necessidade de descobrir quais são as competências desejadas para o cumprimento de uma função ou para o preenchimento de uma vaga em um setor. Há necessidade de identificar as habilidades que devem ser preconizadas, estabelecendo metas para os que irão participar destes processos.

As competências que irão ser avaliadas podem ser comportamentais, como a proatividade e o trabalho em equipe, ou as técnicas, como o conhecimento no uso de softwares ou máquinas. Com essa avaliação, o gestor consegue um resultado dos membros da equipe que mais se enquadram no que ele busca para aquela determinada coisa.