3 fatos sobre o empreendedorismo feminino no Brasil

Apesar das mudanças significativas, ainda existem muitas coisas a serem melhoradas para que o empreendedorismo feminino se concretize firmemente.

Empreendedorismo feminino - Fonte: Pixabay
Empreendedorismo feminino - Fonte: Pixabay

O mundo inteiro está se direcionando a um novo movimento no empreendedorismo: a inclusão das mulheres no mercado e a valorização de empreendimentos comandados por mulheres. 

Isso tudo é resultado dos avanços e conquistas de direitos, à caminho da igualdade de sexos entre homens e mulheres. Essa quebra de paradigmas é fundamental para a atualização do mercado dos negócios e busca um ecossistema com diversidade. 

Apesar das mudanças significativas, ainda existem muitas coisas a serem melhoradas para que o empreendedorismo feminino se concretize firmemente. E mais do que apoiá-lo, é importante conhecê-lo. 

Por isso, aqui você vai encontrar alguns fatos sobre o empreendedorismo no Brasil. Fique por dentro dos desafios e da importância deste movimento no país, através destas informações importantes. 

1. Mulheres empreendedoras e chefes de família

O SEBRAE divulgou uma pesquisa onde afirma que existem atualmente cerca de nove milhões de mulheres responsáveis por um negócio. Mas, mais do que empreendedoras, 45% dessas mulheres são responsáveis pela família. 

Isso significa que além de trabalharem e gerenciarem seus próprios negócios, elas são a principal fonte de renda para sua família. E esse faturamento ainda é muito menor do que comparado aos lucros de negócios geridos por homens. 

A existência da desigualdade de sexos não é nenhuma surpresa, mas o fato se torna assustador quando é realizado o comparativo do faturamento mensal entre homens e mulheres. 

2. Muito mais desafios 

A principal motivação para que uma mulher se torne empreendedora não é a sua autonomia, mas sim sua necessidade. E este é apenas o primeiro de muitos desafios que o empreendedorismo feminino sofre. 

Outro desafio são a conciliação da maternidade com os negócios, o julgamento da sociedade e as discriminações. Todas estas barreiras se consolidam como dificuldades que apenas 39% das mulheres empreendedoras conseguem superar para manter seus negócios de pé. 

3. A importância do empreendedorismo feminino 

O estímulo ao empreendedorismo feminino não é nenhum capricho. Está comprovado que a participação das mulheres nos negócios oferece melhorias à sociedade. 

Ele significa a quebra dos paradigmas, além da geração de oportunidades de crescimento profissional. Favorecer a diversidade de negócios e a movimentação da economia também simboliza a importância do empreendedorismo feminino. 

Mulheres possuem soft-skills, traduzidas como competências comportamentais, que tornam o seu trabalho singular. São as mulheres que tornam possível a aproximação com consumidores, pois elas são a maioria no país. 

Gostou deste artigo? Venha conferir mais temas como este no blog mundo mídia.