Captação de Imóveis para venda

Mundomidia
Mundomidia

Um corretor de imóveis responsável pela captação de imóveis para venda deve seguir alguns procedimentos específicos, principalmente no que se refere ao relacionamento com seus colegas de profissão, mantendo uma postura condizente com a sua atividade, respeitando principalmente a ética e, dessa maneira, valorizando a atividade perante o mercado.

Uma ocorrência eventual que nenhum corretor de imóveis pode negar é que a profissão, algumas vezes, não é bem vista pela comunidade em virtude de atitudes que comprometam a concretização de qualquer negócio e, para que haja o devido respeito à profissão, sua atuação precisa ser mais ética do que o preconizado em todo e qualquer manual que se apresente.

O processo de captação de imóveis para venda deve ser dado a um profissional que tenha essas características, já que ele será o responsável pela procura, pela formalização de um contrato com o proprietário, pela vistoria desse imóvel para apresentá-lo com todas as suas qualidades para que seja efetuada uma boa venda, que agrade ao proprietário e deixe feliz o comprador.

Como captar um imóvel para venda

Sempre o primeiro passo é a conversa com o proprietário e, nisso o corretor deve explicar a ele as vantagens de sua imobiliária ou de seus serviços, quais são as etapas necessárias para o processo de venda e os procedimentos para a preparação do imóvel que está sendo colocado à venda no mercado.

O proprietário deve estar por dentro dos valores de honorários do CRECI da região, dos custos para as certidões exigidas pelo cartório e o valor da comissão devida ao corretor, e isso precisa ser feito antecipadamente, para que haja seriedade e honestidade na negociação.

O próprio corretor, ao captar o imóvel para venda, pode se prontificar a fazer o levantamento da documentação necessária, mostrando, em primeiro lugar, o seu interesse em fazer um bom negócio e, em segundo, sua disponibilidade para o atendimento do cliente que está conseguindo.

O levantamento da documentação é importante para não barrar a venda do imóvel no cartório. Se houver alguma objeção impeditiva para a venda, o corretor deve entrar em contato com o proprietário para resolvê-la ou, conforme o caso, negociar o problema com os possíveis compradores, se concordarem e se nada houver que impeça o andamento do negócio.

O passo seguinte é fazer a vistoria do imóvel para sua avaliação. Nesse caso, se o corretor de imóveis responsável pela captação não for qualificado, deve-se contratar ou estabelecer uma parceria – desde que a imobiliária também não tenha um em seu quadro funcional – com um corretor que possa elaborar o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica do imóvel, que deverá ser avaliado seguindo as diretrizes legais e as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Antes de colocar à venda e com o parecer de avaliação em mãos, é preciso ainda verificar se o que consta na matrícula do imóvel confere com sua vistoria e se as construções estão devidamente averbadas. Isso é importante no caso de ser um imóvel financiado em sua compra, uma vez que a financiadora (principalmente a Caixa Econômica Federal) exige toda a documentação em ordem.

O parecer poderá ser um motivo de negociação com o proprietário. Quase sempre a avaliação do dono é maior que a do mercado, e é preciso negociar um preço justo. Só depois é que é possível assinar o contrato com o proprietário para legalizar o processo de venda. Conseguindo a exclusividade, melhor ainda: o cliente confia em você como corretor de imóveis.

A divulgação do imóvel pode começar a partir daí, colocando-se faixas ou placas no imóvel, colocando na internet, anunciando em jornais ou mesmo aproveitando as vantagens de redes sociais, já que essa é uma ferramenta gratuita. Um procedimento que o corretor de imóveis não pode esquecer são as diretrizes da prefeitura de sua cidade com relação às placas. Afinal, se mostrou-se tão bem durante o processo de captação do imóvel, não poderá falhar em algo tão simples.

Anunciado o imóvel e com toda a documentação em ordem, é o momento de esperar pelo comprador. Ou melhor, é o momento de captar outro imóvel para venda, afinal o mercado não para e a vida de um corretor de imóveis pode parecer fácil para quem nada conhece da profissão.