Como manter sua Oficina Mecânica sempre organizada

Organizar sua oficina nem sempre é a tarefa mais fácil, pelo contrário! Confira essas dicas que vão te ajudar nesse quesito.

Já foi comprovado que não importa o estabelecimento, a primeira coisa que o cliente nota é a limpeza e organização do local. Essa tarefa não é muito simples para as oficinas mecânicas. Manter o ambiente em boas condições transmite mais segurança e profissionalismo. Além disso, a organização ajuda na eficiência e no dinamismo dos seus serviços. Uma oficina bagunçada pode influenciar no atraso dos serviços e até mesmo afastar o cliente. Confira as dicas que a Mundomídia reuniu para você conseguir manter sua oficina sempre em ordem.

Incentive os funcionários
Se seus funcionários não adotarem essa política de limpeza, seus esforços vão por água abaixo. Por isso, oriente seus colaboradores sobre a importância de manter a oficina organizada.
Você pode oferecer incentivos para aqueles que mantêm a organização, principalmente entre um serviço e outro. Por exemplo, o funcionário mais organizado do mês ganha uma folga. O incentivo você quem decide, o importante é
que seja de acordo com a realidade da sua empresa e algo que os funcionários realmente vão se empenhar para conseguir.
É legal também definir um momento de limpeza coletiva, como no final do expediente. Assim, incentiva o trabalho em equipe e ajuda na organização.

Incentive a limpeza
Há muitos materiais de difícil remoção presentes em uma oficina, como manchas de óleo e graxa. Para isso, utilize produtos próprios para limpezas pesadas. É importante não permitir que a sujeira se acumule por muito tempo porque isso dificulta a remoção.
Não se esqueça também de organizar as bancadas e ferramentas. Para auxiliar, você pode etiquetar quais ferramentas são de cada setor e quais são de uso geral.
Dê uma atenção especial às áreas em que se tem o contato direto com o cliente. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica!

Delimite áreas
Cada tarefa precisa ser realizada em um local específico e apropriado com as ferramentas necessárias. Se você permitir seus funcionários realizarem diferentes serviços em qualquer lugar, isso pode causar uma impressão de desorganização.
Para solucionar esse problema, demarque e sinalize áreas para cada tipo de atividade, reunindo as que forem parecidas, caso seja conveniente para a realidade da sua empresa. Disponibilize todos os materiais e ferramentas necessários às tarefas por perto, aumentando a agilidade do serviço e a logística de sua oficina.

Organize a administração da sua empresa
Não basta manter todas as ferramentas no lugar e o chão limpinho se sua administração está uma bagunça. Para gerenciar melhor as tarefas operacionais da sua empresa, recomendamos os sistemas de gerenciamento on-line. Por meio desses softwares, é possível controlar o fluxo de caixa, entrada e saída de dinheiro e recursos. Além de administrar o estoque, o cadastro de fornecedores, clientes e pedidos. Alguns possuem a opção de emitir orçamentos e torná-los ordens de serviço, com a vantagem do cliente conseguir acompanhar em tempo real e, ainda, aprovar ou não o orçamento de onde ele estiver.

 

 

oficina-integrada