Como lidar com a rádio-peão?

Uma adequada comunicação organizacional melhora o ambiente de trabalho e reflete nos resultados da empresa.

Rádio-peão nada mais é do que uma “fofoca” que é gerada dentro da empresa sobre a empresa ou sobre funcionários da empresa. Apesar do problema afetar muitas empresas, acaba sendo algo comum. Mas isso não significa que é algo benéfico, muito pelo contrário, além de prejudicar o ambiente corporativo, indica que a empresa tem problemas de comunicação interna. Isso prejudica a equipe, diminui a produtividade e rouba a atenção dos colaboradores. E além de prejudicar o clima interno, pode também prejudicar a imagem da empresa exteriormente, dependendo da fofoca.

Comunicação

É quase impossível eliminar o problema por completo, mas existem maneiras de diminuir e atenuar a intensidade das fofocas. O ser humano é curioso, por isso está sempre em busca de informações e quer passá-las para frente. Portanto, uma maneira de diminuir o problema é ser transparente com os colaboradores, não ocultar informações e estar solícito às dúvidas dos mesmos. É importante que o líder saiba se comunicar com clareza para impedir que informações sejam disseminadas de forma equivocada.

Líder informal

Algumas áreas dentro das empresas têm seus líderes informais, que são pessoas com mais tempo de casa e que tem certa credibilidade, no entanto, disseminam mais informação. A estratégia é fazer com que essa pessoa se sinta valorizada para influenciar positivamente o resto da equipe, e não o contrário. Traga-o mais para perto, mas não trate de assuntos importantes e estratégicos na presença dele, pois é possível que ele vaze a informação.

Informação pública

Outra estratégia é deixar a informação sempre à disposição de quem quiser saber. Uma dica é criar um quadro ou mural de recados onde essas informações possam estar disponíveis. Se atualizado constantemente, o colaborador não precisará buscar informações com outras pessoas na empresa, evitando especulações e mais fofocas. Não é necessário expor informações demais, somente o necessário para evitar a rádio-peão.

Abrir espaço

É importante dar espaço para os colaboradores falarem, exporem suas dúvidas, fazerem reclamações e darem sugestões. Uma maneira de conseguir isso é com reuniões periódicas tendo essa finalidade. Se houver dificuldade de fala, você pode interrogar sobre as dúvidas, boatos que ouviram e o que gostariam de saber. Também existem dinâmicas em grupo que tem como finalidade fazer com que o colaborador fale sobre o que pensa e sente em relação ao trabalho. As gincanas e dinâmicas também ajudar a unir os funcionários.

Se a sua empresa está sofrendo com rádio-peão, tente seguir essas dicas para amenizar o problema e melhorar a produtividade! Compartilhe!

 

oficina-integrada