Como distribuir os produtos da sua loja virtual – O guia completo

Acabou de abrir uma loja virtual e está preocupado em como distribuir os seus produtos? Montamos um guia completo para sanar todas as suas dúvidas

Há várias formas de entregar esse produto. A maioria das empresas utiliza os Correios. Eles são a maior empresa de serviço logístico, com uma ampla rede de agências e postos.  Por ser uma empresa federal, está presente em praticamente todas as localidades brasileiras, é a empresa que mais cobre o território nacional. O Correios oferece várias opções de postagem de produtos, os que mais atendem às lojas virtuais são o PAC, Sedex e o e-Sedex.

O PAC  (Encomenda Econômica Disponível) atende todo o território nacional e é a forma mais econômica para o envio de mercadorias. O valor cobrado varia de acordo com as dimensões da embalagem, peso e os endereços de envio e entrega. Está incluso neste serviço o custo do envio, o rastreamento da mercadoria, três tentativas de entrega e uma indenização automática em caso de extravio.

Essa opção também oferece serviços que possuem um custo adicional, como o “Avise-me quando chegar” e “Valor declarado” que são um tipo de seguro extra que garante o reembolso do valor declarado em caso de extravios e danos.

Justamente por contemplar tantas localidades brasileiras, uma desvantagem do PAC é a demora da entrega, que costuma ser o dobro das demais opções oferecidas pela empresa.

Uma outra opção é o SEDEX. Ele possui todas as  vantagens do PAC, mas com um prazo de entrega bem mais rápido. Por isso, possui um custo mais alto. Ainda oferece a modalidade SEDEX 10, que garante a entrega do produto até às 10 horas da manhã do próximo dia útil. Porém, essas duas alternativas não atendem todas as regiões do país.

Pensando nas lojas virtuais, o Correios criou o e-SEDEX, um tipo de entrega exclusiva para o mercado virtual. São necessários alguns requisitos para utilizar esse serviço, como integrar a plataforma da loja com o sistema do Correios, assinar um contrato com a empresa no valor mínimo de mil reais, Além disso, sua empresa precisa estar localizada na zona de cobertura do Correios. Quanto às encomendas, são limitadas à 15kg.O interessante dessa opção é que as tarifas de envio são muito inferiores ao PAC e ao SEDEX.

Você consegue despachar qualquer produto com menos de 30kg, via Correios. Você pode oferecer as opções para o seu cliente e ele escolhe qual prefere, PAC ou SEDEX. Além disso, ele consegue rastrear a entrega do produto. Você precisa ficar atento se registrou as informações do seu produto adequadamente, como peso e dimensões. Se estiverem equivocadas, pode ser que a entrega não seja feita.

Quando o seu volume de vendas ampliar, você pode optar pelo Contrato Múltiplo Simplificado. Essa alternativa conta com um sistema automatizado, destinado para grande volumes de remessas. É possível enviar vários produtos, por um valor diferenciado além de poder pagar todos de uma vez via  boleto, conseguir descontos no PAC, Sedex e e-Sedex, coleta da encomenda no endereço da sua loja. E o principal, o serviço de logística reversa sem custo adicional. Ou seja, seu cliente pode devolver o produto, sem precisar pagar um novo frete. É um direito dele, lembra? Está previsto na legislação.

Para conseguir esse tipo de serviço, basta ir até a agência mais próxima dos Correios com os principais documentos da sua empresa (alvarás, CNPJ, licenças). Entre em contato com o consultor, exponha suas necessidades, explique sobre o seu negócio. Os planos para o contrato iniciam por volta de R$ 104,00 para o PAC e Sedex, um desconto de cerca de 6%.

Quanto ao e-Sedex, o plano mínimo começa em torno de R$1000,00, portanto, o ideal é que você já tenha atingido um bom número de vendas para contratar esse pacote.  Para todos os planos, o valor pago é revertido em créditos que podem ser usados para os envios durante um mês. Mesmo que você não gaste o valor contratado, não possui a opção de reembolso.

Sem dúvidas, os Correios são a empresa com as menores tarifas, além de cobrirem grande parte do território. As desvantagens são quanto ao peso e dimensão muito limitados, no máximo 30kg. Além de, por ser uma empresa pública, em alguns momentos pode passar por uma greve. Nessas situações, informe o cliente e mantenha a transparência.

Caso você prefira, há outras opções de transportadores, as empresas privatizadas. Algumas, atuam em todo Brasil, outras, apenas em certas regiões.

A JadLog é uma empresa de logística tanto via terrestre, quanto aérea, que atua em todo território nacional. Assim como o Correios, oferece a opção de logística reversa, coleta programada e o número de tentativas de entrega é no máximo 23. Uma desvantagem é que a tabela de valores disponibilizada pela empresa não vem integrada as plataformas de loja virtual disponíveis, portanto, você precisa cadastrar cada preço e item manualmente.

Ainda há as opções como as empresas Gollog e Azul Cargos, que atendem apenas capitais e cidades de grande porte.  Oferecem a possibilidade de entrega domiciliar rápida e número de tentativas de entrega ilimitado. O grande diferencial é o seguro antifurto, ideal para produtos de alto valor.

 

loja-virtual-up-lojas