Como cobrar metas sem desmotivar a equipe

A utilização de metas para controlar o desempenho da sua empresa em diferentes setores é altamente recomendável, uma vez que dá a direção de onde se quer chegar, deixando claro o que se deseja atingir.

Porém a cobrança pelo atingimento destas metas pode se tornar um transtorno quando não é feita da maneira correta. Assim, o que seria uma estratégia de crescimento pode, na verdade, gerar desmotivação e queda de produtividade.

Normalmente é difícil que um colaborador goste de ser cobrado, portanto é necessário saber como fazê-lo de forma construtiva, sem gerar insatisfação e deixando a mensagem mais clara possível. Hoje vamos ver algumas dicas de como conseguir alcançar este nível de cobrança.

Deixe claro os objetivos
Forneça feedback
Saiba para quem delegar tarefas
Seja justo
Estimule a competição e o trabalho em equipe

Deixe claro os objetivos

Quando você cobra apenas os resultados, sem explicar o motivo pelo qual aquela meta foi estabelecida, seu colaborador pode não se dedicar ao máximo, por achar que o seu trabalho não tem impacto nos resultados da empresa.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Deixe claro que as metas são construídas de forma conjunta, e que cada uma tem o seu impacto em um objetivo maior, portanto o trabalho de cada funcionário tem o seu valor no resultado final.

A cobrança por apenas um número no final do mês com certeza não será tão eficiente quando a apresentação do impacto daquele não atingimento de meta no resultado geral, fazendo com que o colaborador entenda o seu papel, e que não está sendo apenas cobrado sem motivo.

Forneça feedback

Esta cobrança pelo atingimento de metas não precisa acontecer de uma só vez, no momento de analisar o resultado alcançado ao final de um período. Na verdade, é muito mais eficiente quando se acompanha este desempenho ao longo do tempo e se toma uma atitude assim que se verifica um desvio.

Para isso, fornecer feedbacks constantes aos seus funcionários é uma ótima saída. Agindo assim você consegue ajudar o mesmo a modificar sua forma de trabalho e alcançar a meta desejada, ou pelo menos ficar mais perto dela.

Se você já observa antecipadamente que o resultado pode não ser atingido, mas mesmo assim só deixa para tomar uma ação ao final do período, na verdade pode estar mais interessado em cobrar o colaborador do que conseguir o resultado, e isto é justamente o oposto do que se espera de um gestor.

Saiba para quem delegar tarefas

Ao delegar uma tarefa a um colaborador tendo uma meta estabelecida, esteja certo que aquela é a pessoa mais indicada para desempenhar a função. Caso contrário fica mais difícil se atingir o número desejado.

E quando não se atinge a meta em situações assim, há uma grande chance de se gerar desmotivação, uma vez que aquele colaborador pode se sentir incapaz, sendo que aquela não era a sua especialidade.

Seja justo

Pode parecer óbvio, mas a falta de justiça no tratamento de colaboradores é muito comum e é uma das maiores fontes de desmotivação quando se há uma cobrança pelo atingimento de resultados.

Dentro da empresa, não importa o nível de amizade, intimidade, ou características pessoais como idade, gênero, etc. Todos têm uma meta a se atingir e, ao não o fazer, devem ser cobrados da mesma maneira.

Se isto não acontece, quem é mais cobrado se sente injustiçado, pois vê outras pessoas na mesma situação sem a devida cobrança. Isto faz a insatisfação tomar conta da equipe e, com o tempo, pode ser difícil retomar o controle da situação.

Estimule a competição e o trabalho em equipe

O espírito competitivo, na medida certa, pode ser um ótimo aliado no atingimento de metas sem gerar animosidades na equipe. Isto dá uma motivação a mais para o desempenho da função da melhor forma. Mas tome cuidado para não criar rivalidades exageradas entre colaboradores.

O trabalho em equipe também ajuda neste sentido, uma vez que as responsabilidades podem ser divididas, e a cobrança também. Com cada um ajudando o próximo fica bem mais fácil atingir as metas do setor.

Plano MEI - Nuvem Gestor