A importância do feedback na empresa

O feedback é de extrema importância para garantir o bom desempenho de sua equipe.

O feedback é quando o líder ou o chefe chama o colaborador para uma conversa franca a respeito de seu desempenho. Muitos encaram como a hora da bronca, fato que gera grande pressão e rejeição por parte de muitos profissionais, o que acaba impedindo o amadurecimento e desenvolvimento da equipe e do líder. Quando usado corretamente, o feedback ajuda identificar os pontos fortes e os pontos que precisam de ajustes, para que os colaboradores consigam se desenvolver plenamente e alcançar os resultados esperados pela organização. E isso vale para as duas partes. O chefe também pode receber feedback de seus colaboradores.

O feedback deve informar o profissional sobre seu desempenho, conduta ou resultado. Dessa forma, o feedback se torna um importante recurso permitindo ao indivíduo perceber como é visto pelos outros. É preciso quebrar os paradigmas que intitulam o feedback como sendo queixa, bronca, conselho ou mesmo lição de moral. Pois, na verdade, é uma ferramenta para que comportamentos impróprios sejam alterados e as relações entre pessoas se tornem mais fáceis. O objetivo, portanto, é ajudar o colaborador a melhorar seu desempenho apontando-se os pontos que precisam ser aprimorados ou gerar uma mudança de comportamento que nem sempre é percebido como inadequado pelo colaborador, deixando claro o que a empresa espera dele, servindo como uma bússola.

Porém, é importante ressaltar que não é somente expor tudo ao colaborador de qualquer forma. É preciso ter jeito e educação para falar, caso contrário, os funcionários estarão sempre apreensivos quanto a esse tipo de atividade na empresa. Entenda seu colaborador como uma pessoa que tem defeitos assim como você. E se ele também tiver algo para lhe falar, ouça.

Um erro muito comum ao dar feedback é focalizar no caráter da pessoa e não no seu comportamento, ausência de clareza sobre as mudanças que são necessárias e só olhar para os comportamentos passados sem projetar o futuro, sinalizando o que pode e deve ser feito para melhorar. Esse tipo de atitude pode minar o relacionamento dos colaboradores com a empresa, tornando-os desmotivados. Além de te proporcionar uma imagem desprezível frente a seus funcionários.

O feedback bem dado abre a aceitação do outro para o que está sendo transmitido, aproxima e reforça a relação interpessoal. Se você tem dúvidas sobre como fazer um feedback saudável, veja essas dicas:

  • Escolha um ambiente agradável ou neutro, pois a escolha de um local adequado ajuda a diminuir a tensão. Por exemplo, quando um colaborador é chamado diretamente na sala do chefe, provavelmente ele já irá tenso e ansioso.
  • Escolha também as palavras. Faça um balanço de aspectos positivos e negativos. Não custa nada elogiar e destacar as qualidades de quem ouve. Isso ajuda a quebrar a resistência de quem escuta. Dê o contexto, exemplifique o comportamento observado e explique o impacto que este comportamento teve em você, no time ou na organização. Seja claro e objetivo.
  • Não seja orgulhoso, ouça com atenção a outra pessoa. Aguarde o momento certo para se pronunciar. Finalize com um reforço de tudo o que foi conversado durante a reunião e com uma sugestão da mudança que gostaria de ver.

Nós acreditamos que você queira um ambiente de trabalho saudável. Portanto, é importante tomar nota sobre esses cuidados. Aqui no blog temos vários outros textos que podem lhe ajudar. Não deixe de conferir!

 

 

nuvem-gestor