Como Montar uma Oficina Mecânica de Automóveis

Como Montar uma Oficina Mecânica. A atividade de oficina mecânica se divide de duas maneiras: “serviços de manutenção e reparação mecânica” e “serviços de manutenção e reparação elétrica”.

Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores que compreendem:

  • Reparações mecânicas;
  • Reparações em sistemas de injeção eletrônica em automóveis;
  • Serviços de vidraçaria em automóveis;
  • Serviços de capoteiros;
  • A manutenção e reparação de caminhões, ônibus e outros veículos pesados;
  • Os serviços de conversão de motores de veículos automotores;
  • A adaptação de veículos em oficinas mecânicas, para necessidades especiais de deficientes físicos e

Serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores que compreendem:

  • Os serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores;
  • Os serviços de manutenção e reparação elétrica de caminhões, ônibus e outros veículos pesados;
  • A manutenção e reparação de baterias e acumuladores elétricos para veículos automotores.

Atenção: Nada impede que você explore atividades cumulativamente, como manutenção mecânica e elétrica, mas lembre-se de fazer constar nos atos constitutivos (Contrato Social), na cláusula do objeto social, as duas atividades.

A implantação desse tipo de empreendimento é recomendada para profissionais com amplo conhecimento do setor e boa experiência. É importante ter disponibilidade para acompanhar o andamento da oficina, manter-se atualizado sobre o mercado automotivo e ter facilidade no relacionamento com outras pessoas. A qualidade e a eficiência os serviços prestados pelo estabelecimento serão determinadas pelo conhecimento técnico da equipe, aliado à vasta experiência de um coordenador.

O empreendedor deve contar com pessoal capacitado, a fim de evitar erros, pois a satisfação pelos serviços funciona como propaganda boca a boca, que é muito eficaz nesse tipo de negócio.

Atendimento e processo de trabalho

Os serviços de recepção e entrega dos veículos costumam ser cruciais na  tarefa  de encantar o cliente. Na chegada à oficina, o veículo deve ser vistoriado por uma pessoa responsável, que fará o orçamento prévio, de preferência sem compromisso, e dirá ao cliente o prazo de execução do serviço, deixando-o também à vontade para visitar as instalações locais e acompanhar alguma parte dos serviços em outros carros. É importante que o consumidor esteja sempre acompanhado de um funcionário, de modo que suas dúvidas sejam respondidas.

A honestidade é outro ponto-chave. É preciso ser claro quanto à necessidade de substituição de determinada peça do veículo e quanto à possibilidade de recuperá-la, mostrando-lhe os pontos positivos e negativos de cada opção e deixando o cliente livre  para que tome sua decisão.

Os prazos combinados com os clientes têm que ser respeitados, para que a credibilidade da empresa seja mantida e a oficina seja bem-vista pelo cliente. Após a empresa atingir sua estabilidade no mercado e para que se torne mais competitiva, é recomendável cobrir orçamentos da concorrência.

É importante separar e identificar as áreas específicas para cada operação dentro do empreendimento. Organizando o estabelecimento, é possível alcançar a eficiência no atendimento e aumentar a rotatividade dentro da oficina, de modo que reparos pequenos não sirvam como entrave para a realização de consertos maiores que possam gerar maior faturamento para a empresa.

Serviços a serem oferecidos pela oficina

  • Borracharia: consiste no conserto e troca de pneus furados. A comercialização de pneus novos, recauchutados e câmaras de ar também fazem parte desse serviço.
  • Conversão de motores para utilização de Gás Natural Veicular: consiste na adaptação do veículo para rodar com Gás Natural Veicular. No caso de a oficina oferecer esse serviço é recomendado contatar um especialista no assunto, que possa tirar dúvidas relativas a aspectos como segurança e qualidade do gás e sobre a instalação dos equipamentos nos veículos.
  • Instalação de sistema de ar condicionado: é feita a instalação de sistema refrigerador, que proporciona temperaturas mais frias ou quentes no interior do veículo.
  • Instalação, manutenção e reparação de acessórios: como o próprio nome diz, trata da instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos, tais como sistemas de som, capotas, calotas
  • Lubrificação: visa reduzir a fricção e proporcionar o deslizamento suave e fácil, um contra o outro, dos componentes dos automóveis, com o mínimo desgaste e mantendo a temperatura
  • Manutenção e reparação mecânica: cuida da parte mecânica do carro (motor, freios etc.).
  • Manutenção e reparação elétrica: trata da parte elétrica do carro (ignição, lanternas, bateria, luzes internas ).
  • Tuning: envolve modificações estéticas e mecânicas no veículo. Na parte mecânica as alterações incluem troca de rodas e pneus, utilização de pinças e discos de freio esportivos, mudança no sistema de escapamento e no motor, que vão desde uma simples reprogramação de chip e colocação de um filtro esportivo, até instalação de sistema de injeção de óxido nitroso ou turbo. Já na parte estética pode ser feita a instalação de kits esportivos, acessórios externos e internos e iluminação especial, entre outros.

Concorrência

A concorrência entre as pequenas oficinas é muito grande. Para garantir a permanência no mercado e a expansão do negócio é necessário apostar em novas tecnologias e em profissionais sempre atualizados. Atendimento com hora marcada, revisão e troca de óleo, garantias de peças e serviços, sistema de leva-e-traz na região próxima, check-up gratuito e garantia contribuem para a fidelização do cliente.

Constante Atualização

Recomenda-se montar ou atualizar a oficina para lidar com sistema de freios ABS, injeção eletrônica, câmbio automático e suspensão computadorizada, uma vez que os novos empreendimentos do ramo estão preparados para o uso de tecnologias modernas. O investimento não é pequeno e o empreendedor deve acompanhar a evolução do setor, adequando o espaço físico da empresa aos novos equipamentos e qualificando sua mão de obra para o uso das novas tecnologias nos serviços prestados pela oficina.

Dicas de Sucesso

  • Oferecer serviços extras, como a retirada e a entrega do veículo em local indicado pelo cliente.
  • Avaliar a viabilidade de trabalhar com carros importados, que representam uma fatia significativa no mercado.
  • Ter a preocupação de procurar o cliente para apurar sua satisfação, colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas e realizar novos serviços.
  • Dar especial atenção ao cliente que busca informações por telefone, mostrando sempre cordialidade e informando com precisão.
  • Serviço dia e noite em parceria com empresas que funcionem 24 horas, como postos de combustíveis.
  • Venda de peças de reposição, como pneus, câmaras de ar, válvulas, calotas, parafusos, rodas, etc.
  • Serviço de deslocamento até o local em que o veículo do cliente sofreu a avaria.
  • Serviço de vistoria conforme exigência do Código de Trânsito Brasileiro.
  • Serviços extras, como revisão preventiva do desgaste dos pneus, calibragens, testes de borrachas, buchas e balanças de suspensão.
  • Criação de um site que descreva os serviços oferecidos pela oficina, preços, prazos e outras condições de pagamento e um mapa indicando como chegar ao local. Outra dica interessante é a colocação de fotos da oficina na página da Internet, além de imagens dos produtos que são vendidos na empresa.
  • Deve-se ter muito cuidado para evitar danos ao veículo que está sendo reparado, como pequenos amassados ou danificação da pintura.

Terceirização

As empresas que possuem frotas de veículos são um nicho interessante de mercado a ser atingido. Considerando essa situação equivalente a uma terceirização, o empreendedor atenderá as demandas do cliente mediante um contrato de manutenção, garantindo, assim, a peridiocidade de seus serviços e, em troca, poderá oferecer descontos e prazos atrativos ao cliente.

Seguro

É importante destacar a necessidade de a empresa manter um seguro para evitar mais despesas, caso ocorra algum acidente ou roubo envolvendo um veículo que está na oficina para ser consertado.

Fornecedores

É essencial que o empreendedor comece o negócio com um estoque de peças e acessórios, agilizando o funcionamento da oficina. Esse estoque deve ter constante reposição, para que os serviços prestados pela empresa não sejam interrompidos por falta de itens.

Devem ser utilizadas peças de qualidade comprovada, de preferência originais de reposição (utilizadas pelo fabricante) ou de fornecedores que obedeçam às mesmas especificações técnicas. É comum que as peças trocadas sejam devolvidas ao cliente, demonstrando, assim, mais seriedade no serviço prestado.

Divulgação

A divulgação da oficina mecânica poderá ser feita por meio da disponibilização de folders  em empreendimentos próximo à oficina. Além disso, a divulgação na internet é algo que pode ser mais barato e ainda mais objetivo para seu empreendimento. Procure uma agencia de marketing digital especializada em divulgação na internet.

Normas técnicas

Norma técnica é um documento de caráter universal, simples e eficiente, no qual são indicadas regras, linhas básicas ou características mínimas, que devem ser seguidas por determinado produto, processo ou serviço. Devidamente utilizada, a norma técnica proporciona a perfeita ordenação das atividades e a obtenção de resultados semelhantes e padronizados, para que um mesmo produto possa ser adotado em diferentes países.

As normas técnicas podem ser utilizadas para:

  • Racionalizar processos, eliminando desperdícios de tempo, de matéria-prima e de mão- de-obra;
  • Assegurar a qualidade do produto oferecido ao mercado;
  • Conseguir aumento de vendas;
  • Incrementar as vendas de produtos em outros mercados;
  • Reduzir a troca e a devolução de produtos;
  • Reverter o produto, processo ou serviço em patrimônio tecnológico, industrial e comercial para o País, quando da relação com o mercado internacional;
  • Reforçar o prestígio de serviços prestados;
  • Aumentar o prestígio de determinada marca;
  • Garantir saúde e segurança.

Estão listadas, a seguir, algumas normas técnicas relacionadas a reparação de veículos:

Código: NBR14778. Data de publicação: 1/11/2001.
Título: Veículos rodoviários automotores em manutenção – Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em sistema de freios.
*Estabelece princípios gerais de inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição parcial ou total em sistemas de freios de veículos.

Código: NBR14779. Data de publicação: 1/11/2001.
Título: Veículos rodoviários automotores em manutenção – Inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição em sistema de direção.
*Estabelece princípios gerais de inspeção, diagnóstico, reparação e/ou substituição parcial ou total em sistemas de direção de veículos.

Código: NBR15672. Data de Publicação: 30/1/2009.
Título: Vidros automotivos – Requisitos para reparação de para-brisas – Classificação.
*Recomenda práticas para o reparo de para-brisas laminados, danificados por impactos. Ela se aplica a caminhões, ônibus, micro-ônibus e demais veículos automotores.

Normas Técnicas: o que eu tenho a ver com isso?

História em quadrinhos publicada pela ABNT e Sebrae. Destina-se a empresários de diversos setores, com informações sobre normas técnicas, vantagens e a importância de adquiri-las. O gibi tem por objetivo sensibilizar a todos sobre a importância da normalização de uma forma simples e agradável. Para fazer o download, acesse www.abnt.org.br, clique em “Imprensa” e depois em “Publicações”.

Acordo de cooperação técnica e financeira Sebrae/ABNT para acesso a normas técnicas para micro e pequenas empresas: o Sebrae e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) firmaram um convênio que possibilita às micro e pequenas empresas o acesso às normas técnicas brasileiras por 1/3 do seu preço de mercado. O objetivo dessa ação é facilitar e intensificar o uso das normas técnicas, bem como o acesso à sua elaboração, qualificando produtos e auxiliando as MPEs a se tornarem mais competitivas e conquistarem novos mercados.

Local e estrutura

A estrutura de uma oficina mecânica é composta, basicamente, de duas áreas: uma, para o escritório; e outra, para a área operacional (espaço onde são executados os serviços).

Um aspecto importante a ser observado pelas pequenas oficinas é a localização. São recomendadas regiões de alta concentração residencial ou de escritórios. Ruas e avenidas movimentadas são estratégicas para a implantação. A fachada do empreendimento deve destacar os serviços oferecidos e as promoções.

Escolha um ponto com facilidade de acesso e estacionamento. Com raras exceções, os negócios voltados para automóveis exigem boa visibilidade e devem se localizar em ruas movimentadas.

Cuide do layout do estabelecimento, para que ele atraia o público. Ambientes sujos de graxa e com ferramentas e peças espalhadas pelo chão passam a imagem de falta de organização e ineficiência. A área de trabalho deve ser clara e limpa, evitando o acúmulo de sujeira e detritos advindos das raspagens de tinta velha e polimento das latas.

Dica: sala de espera

Para os clientes que preferem acompanhar os serviços executados em seus veículos, deve- se dar atenção extra, pois estes são os mais atentos e os que farão a propaganda dos serviços da oficina para amigos e conhecidos. Também se recomenda a criação de uma sala de espera reservada a esses fregueses, com café e água à disposição, além de algum entretenimento, como revistas ou uma televisão.

Recursos humanos

A mão de obra é fundamental na execução de serviços automotivos, portanto, são necessários profissionais habilitados. Caso contrário, os colaboradores precisam ser treinados, para que estejam aptos para as funções que irão exercer. Destaca-se que a manutenção de veículos modernos deve ser feita por profissionais que tenham principalmente conhecimento, e não somente aparelhagens sofisticadas. O mecânico tende a ser, cada vez mais, um consultor do cliente.

Criar uniformes para a equipe de funcionários e mantê-los limpos é importante, pois mostra a higiene e a qualidade dos serviços prestados no local, além de contribuir para formar a boa imagem do negócio. Cursos de reciclagem periódicos são aconselháveis, principalmente porque o mercado automotivo está em constante mudança. O acompanhamento das novas técnicas é imprescindível para o sucesso da oficina.

Sugestão de composição de equipe de trabalho, que irá variar de acordo com a estrutura do negócio:

  • Atendente
  • Coordenador geral
  • Mecânicos

Há também alguns prestadores de serviços de que você poderá precisar:

  • Advogado/contador
  • Bombeiro hidráulico
  • Eletricista
  • Pedreiro
  • Pintor

Equipamentos, produtos e serviços

Por serem muitas as possibilidades de serviços a serem prestados por uma oficina, você deve comprar os equipamentos de acordo com os que serão oferecidos em seu negócio.

Um detalhe importante a ser lembrado é limpar os equipamentos após o uso e acondicioná- los em locais apropriados. Realizar manutenção em todos eles também é importante, garantindo que permaneçam em bom estado de funcionamento.

O segmento conta com tecnologia especializada de softwares. A automação ajuda a melhorar o atendimento da oficina, possibilitando também que o empreendedor tenha controle do que se passa na empresa para que possa planejar seus rumos futuros.

Equipamentos necessários para montar uma oficina mecânica

  • Alavanca para retirar o pneu da roda
  • Analisador de folgas de suspensão
  • Analisador de gases
  • Analisador de motores
  • Analisador de opacidade
  • Armação para estocar pneus
  • Peças para automóveis
  • Balanceador de rodas eletrônico
  • Balcão de atendimento
  • Bancadas
  • Cadeiras
  • Calibrador de pneu
  • Cavaletes de ferro
  • Câmaras de ar
  • Chave comutadora e indicador de nível
  • Chaves de roda
  • Chicote elétrico
  • Colas
  • Compressor
  • Computador
  • Conjunto grande de ferramentas
  • Contrapeso
  • Descolador
  • Detector de vazamento de gás natural veicular
  • Eletroválvula de combustível
  • Elevador (elétrico, hidráulico ou pneumático)
  • Emuladores
  • Esmerilhadeira
  • Espátulas
  • Estantes
  • Esticadores
  • Estopa
  • Fenômetro
  • Filtro de ar
  • Impressora
  • Indicadores digitais de nível
  • Lixadeiras
  • Macaco hidráulico
  • Maçarico
  • Mangueiras
  • Manômetro (medidor de pressão do GNV)
  • Máquinas de raspagem (torno)
  • Máquina de solda elétrica
  • Máquinas para      montagem      e desmontagem de pneus
  • Mesa
  • Misturadores
  • Morsa (torno de mesa)
  • Multímetro elétrico
  • Pistola para aplicação de cola
  • Pistolas para pintura e preparação de fundos
  • Pneus de todos os tipos
  • Prensa de vulcanização com moldes de acordo com o tamanho do pneu
  • Puxadores
  • Rastreador de injeção eletrônica
  • Redutor de pressão
  • Regulador eletrônico
  • Reguloscópio
  • Remendos a frio
  • Riscador de pneus
  • Software para oficinas
  • Tanque médio com água para verificar o estado do pneu
  • Tintas especiais
  • Tubulação de aço de alta pressão
  • Tubulação de baixa pressão
  • Tubulações de combustível
  • Tubulações e conexões para sistema de água quente
  • Válvulas
  • Verificador de alinhamento
  • Verificador de suspensão
  • Variadores de avanço
  • Vulcanizador para câmara de ar
  • Suportes das tubulações
  • Código de Defesa do Consumidor

Legislação específica

Não encontramos, em nosso acervo, registro de legislação específica que regulamente a atividade. Diante disso, a pessoa jurídica que explora a atividade fica dispensada da obtenção de autorização ou registro específico em órgãos de fiscalização, bastando os registros exigíveis do comércio em geral.

Importante:

A legislação brasileira está sujeita a alterações constantes. É necessário e indispensável  que o empreendedor solicite às autoridades fiscais informações atualizadas  sobre  exigências e requisitos legais para a regularização da pessoa jurídica e a exploração da atividade econômica. As instruções recebidas sobre legislação devem ser confirmadas pelas autoridades fiscais e pelo contador ou contabilista responsável pela escrita fiscal da empresa.

Fonte: SEBRAE/MG / consultoriaadistancia.com.br

oficina-integrada

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.