4 dicas para sua gestão de pessoas

Para que processos, ou serviços, saiam como planejados e sejam bem executados você pode ter a melhor das estratégias, mas sem uma boa equipe isso será bem mais trabalhoso. E o resultado provavelmente não será o mesmo.

As pessoas são, por diversos motivos, a peça fundamental para o crescimento de qualquer empreendimento. Desta forma, uma boa gestão de pessoas pode trazer resultados extremamente significativos para a empresa.

Este esforço em gestão de pessoas envolve diversas atividades. Mas não pense que a principal delas é a troca da equipe a qualquer sinal de que algo está errado. Pelo contrário, isto pode causar uma grande perda de produtividade, dado o tempo de aprendizado do novo funcionário.

Antes de tomar a decisão por trocar um colaborador você pode colocar em prática diversas ações internas visando, bem-estar e comprometimento. Hoje vamos apresentar quatro dicas que você pode utilizar em sua empresa.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Comunicação eficiente

Muitos dos problemas que acontecem quando um funcionário executa uma tarefa podem ser provenientes simplesmente de uma comunicação mal feita, onde a mensagem que o superior desejava transmitir foi entendida de forma equivocada, resultando em uma ação diferente do esperado.

A comunicação deficiente pode gerar um outro problema que interfere, e muito, no funcionamento de qualquer empresa: a chamada “fofoca”. A falta de um meio estruturado de comunicação interna leva à disseminação de informações de acordo com a vontade de cada um, e nesse meio a mensagem pode acabar sendo distorcida.

Como solução, a empresa pode contar com fluxos de informação consolidados. Investir em comunicadores internos online e sistemas com dados estruturados é uma ótima ideia. Algo mais simples seria a instalação de murais de aviso. De qualquer forma, a palavra-chave aqui é a padronização da comunicação.

Motivação

Funcionários bem qualificados, e com boa infraestrutura disponível, não são suficientes para a melhoria de resultados na empresa. É preciso que estas pessoas estejam motivadas a entregar sempre o seu melhor e, desta forma, alcançar os objetivos traçados.

Porém, engana-se quem pensa que a motivação de uma equipe é feita apenas de palavras bonitas de incentivo. Isso é apenas uma parte do trabalho que deve ser feito. Antes de tudo é preciso entender o que seu colaborador valoriza como incentivo para que alcance melhores resultados.

Você pode valorizá-lo financeiramente, por meio de comissões ou premiações por metas atingidas, ou até mesmo com aumento no salário. Outra opção é a melhoria nas condições de trabalho.

Entre as diversas opções, encontre a que fará com que seu funcionário melhore o desempenho. Mas lembre-se sempre que qualquer ação só terá valor se os critérios adotados forem justos e conhecidos por todos. O favorecimento, ou desfavorecimento, de um funcionário ou grupo podem prejudicar a eficácia da ação.

Trabalho em equipe

Bons funcionários, isoladamente, podem até entregar um bom resultado. Mas quando todos trabalham juntos, como um time, a probabilidade de sucesso é muito maior. Desta forma, você precisa alinhar seus colaboradores para que trabalhem em equipe.

Cada um, dentro de uma empresa, tem qualidades que se destacam, e defeitos que podem prejudica-lo. Quando todos trabalham juntos em uma mesma direção, estes pontos positivos são potencializados, enquanto os negativos são minimizados com o auxílio do companheiro de trabalho.

Para favorecer o trabalho em equipe, proporcione momentos em que todos se conheçam melhor, incentive a troca de ideias e que todos conheçam as atividades desempenhadas pelos companheiros.

Gestão do conhecimento

Como foi dito no início do texto, a troca de funcionário leva a perda de produtividade, pois quem sai acaba levando consigo boa parte do conhecimento necessário para desempenhar aquela função. Conhecimento este que o novo colaborador demandará tempo para adquirir.

Uma solução para minimizar este problema é aplicar na empresa a gestão do conhecimento. Isto significa registrar e padronizar os processos de forma que a boa execução das tarefas dependa menos da experiência do funcionário, pois o que deve ser realizado está bem descrito.

Além de padronizar processos, a gestão do conhecimento envolve o registro de lições aprendidas, ou seja, situações em que ações precisarão ser tomadas para corrigir algum problema. Registrar isto faz com que no futuro, caso alguém passe pela mesma situação, saiba como deve agir.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores