Os piores desperdícios de uma empresa

Todos nós sabemos que alcançar a perfeição na gestão de uma empresa é algo impossível. Todos nós somos passíveis a erros, mas o dever do gestor é minimizá-los, para que haja o mínimo de desperdício possível.

Quando falamos de desperdício, logo vem à cabeça algo material, como alimento, ou insumos, mas há outros tipos de desperdício nas empresas. Hoje vamos ver quais são estes desperdícios, e como evita-los.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Tempo

Como diria o ditado, “tempo é dinheiro”. Desta forma, economizar tempo significa poupar custos e aumentar o faturamento. Enquanto que desperdiçar tempo significa perder dinheiro.

Desperdiçamos tempos todos os dias, de diferentes formas. Temos as famosas reuniões que poderiam ser apenas uma troca de e-mails, a procrastinação de atividades, etc. Isso pode ser resolvido com a mudança de cultura da empresa.

Outra forma de desperdiçar tempo é com atividades repetitivas e manuais. Muitas delas podem ser automatizadas, seja com equipamentos, ou com sistemas integrados. Utilizar destas ferramentas poupa o tempo da sua equipe, deixando tempo para atividades que trarão mais resultados para a empresa.

Esforço

Sabe aquelas tarefas que sua equipe se esforça para fazer, e no final dá errado, ou não resulta em nada de útil? Esse retrabalho é um exemplo de desperdício de esforço dentro das empresas.

O funcionário que vê seu trabalho sendo em vão acaba se desmotivando, uma vez que ele entende seu trabalho como inútil, e todo o seu esforço não está contribuindo para o crescimento da empresa.

A chave para solucionar este problema está no planejamento. Estudar o mercado, as melhores práticas, saber onde se quer chegar e, aí sim, designar tarefas para toda a equipe.

Dinheiro

Você já se viu com o faturamento da empresa crescendo, porém, o lucro não acompanha este resultado? Isso significa que o dinheiro está saindo por algum lugar que você não está percebendo. Isto é mais um caso de desperdício.

O desperdício de dinheiro muitas vezes é proveniente da falta de controle sobre processos básicos, como compras, contas do dia a dia e, claro, das atividades da sua empresa.

A solução para isto passa por ter um controle financeiro rigoroso. Para isso, é importante ter um sistema de gerenciamento financeiro e utilizá-lo com disciplina. Registre todas as contas, feche seu caixa todos os dias, analise seu fluxo de caixa e, com base nisso, veja onde você pode reduzir custos para aumentar o seu lucro.

Imóvel Integrado