Vantagens e desvantagens do empreendedorismo digital

Empreendedorismo digital - Fonte: Pexels

O empreendedorismo digital vem atraindo cada vez mais pessoas, isso se deve principalmente as suas grandes vantagens como baixo investimento inicial e flexibilidade. Assim, muitos brasileiros que sonhavam em ter seu próprio negócio viram neste ramo uma oportunidade. Contudo, será que realmente esse tipo de empreendedorismo vale a pena? Tire suas próprias conclusões com as vantagens e desvantagens destacadas a seguir.  

Vantagens 

Flexibilidade 

A primeira vantagem que se pode apontar para qualquer trabalho que envolva apenas a parte digital, é a flexibilidade. Afinal, ao trabalhar na Internet você não precisa se prender a um horário fixo. Você pode estabelecer seus próprios horários e também utilizar de aplicativos e processos automatizados para acessar seu trabalho de onde estiver.  

Investimento inicial baixo 

Diferentemente de um estabelecimento físico, o empreendedorismo digital apresenta um investimento inicial baixo considerando que só é necessário acesso à Internet. Além disso, é possível trabalhar com baixa quantidade de estoque ou então trabalhar com oferta e demanda, em que apenas é feito a produção após a compra. Além disso, dependendo do negócio pode-se começar a empreender sem funcionários, e ir expandindo conforme o aumento de clientes. 

Maior visibilidade 

No empreendedorismo digital a visibilidade é muito maior, o que facilita a conquista de novos clientes e traz um alcance de público muito maior. Afinal, utilizando redes sociais e plataformas conhecidas a confiabilidade aumenta, assim como a interação com seus possíveis clientes. Isso ajuda também a manter os clientes já conquistados e, ao usar as avaliações ao seu favor, conseguir cada vez mais compradores.  

Mobilidade 

Com o empreendedorismo digital não existe um lugar fixo, ou seja, você pode trabalhar de onde quiser quando quiser. Dessa forma, a mobilidade se torna muito maior e permite que você possa interagir, verificar compras e estar sempre atento ao seu negócio.  

Desvantagens 

Não existe estabilidade 

Ao se tornar empreendedor é preciso saber que o salário não será fixo, de maneira que haverá meses que você terá mais caixa que em outros. Principalmente no início, em que a marca ainda não é conhecida e não se tem muitos clientes, a estabilidade financeira é baixa. De tal maneira que é preciso ter consistência e muito controle financeiro.  

Salário fixo 

Como já ressaltado, ao se ter o próprio negócio você não será mais funcionário e, portanto, não terá mais um salário fixo. Seu salário será equivalente ao número de vendas e ao quanto você trabalhou. O que pode fazer com que alguns meses sejam melhores que outros.  

Jornada de trabalho 

Por conta de ser algo que você está 100% do tempo conectado, a jornada de trabalho pode acabar sendo muito maior que de um emprego convencional. Afinal, pessoas que compram on-line querem seus produtos postados o quanto antes, e suas dúvidas resolvidas o mais rápido possível. Assim, a agilidade e rapidez fazem toda a diferença para o sucesso, de forma que as horas trabalhadas podem se tornar extensas e sem um horário bem definido.