Como modernizar o ambiente de trabalho

Como modernizar o ambiente de trabalho

A organização e a disposição de itens no ambiente de trabalho são alguns dos fatores que podem interferir no rendimento de uma equipe de trabalho. Porém, muitas vezes isso passa desapercebido em meio às responsabilidades do dia a dia.

Muitas vezes este “descaso” com o ambiente de trabalho acaba fazendo com que ele se torne obsoleto, deixando de atender algumas necessidades dos colaboradores, que acabam precisando adaptar à realidade.

Um dos principais motivos para que empreendedores não voltem suas atenções para a modernização do ambiente de trabalho é a ideia de que será um alto investimento que não terá o retorno necessário. Mas este retorno pode estar, justamente, na melhoria do desempenho de toda a equipe, entregando melhores produtos, serviços ou atendimentos, e desta forma conquistando mais clientes e fidelizando os atuais.

Para colocar em prática esta modernização, sem que haja um impacto tão grande inicialmente nas contas da empresa, você pode começar com simples ações que já farão diferença. Veja a seguir alguns exemplos.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Antes de tudo, ouça os interessados

Você não precisa deduzir tudo o que precisa ser melhorado ou modernizado no ambiente de trabalho dos seus colaboradores. Ao fazer isso, é grande a chance de que você faça investimentos pensando no bem geral, mas sem impactar no que realmente incomoda à equipe.

Por isso, procure conversar com seus colaboradores, ou os incentive a dar sugestões de melhorias (mesmo que anônimas). Eles são a principal parte interessada nesta ação, são eles que sentem na pele os prejuízos de um ambiente de trabalho defasado.

Neste caso, lembre-se de deixar claro que nem todas as solicitações poderão ser atendidas. Mas dê liberdade para que eles sugiram o que acharem importante, independente de quanto acharem que pode custar, ou do esforço que será demandado. Quando se tem liberdade, muitas ideias podem ser “absurdas”, mas muitas outras que não seriam expressadas podem vir à tona e serem muito importantes.

Deixe o clima mais descontraído e leve

Muitas pessoas acordam todos os dias para ir ao trabalho sem muita motivação, torcendo para que o dia acabe o mais rápido possível. Isso tem interferência direta no rendimento deste colaborador e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Desta forma, você pode traçar ações para criar um ambiente mais receptivo aos colaboradores na empresa. Em contextos assim, ações simples e pontuais já trazem resultados expressivos em um curto espaço de tempo.

Essas ações podem envolver a exposição de mensagens motivacionais (seja em murais ou até no papel de parede dos computadores), mensagens de aniversário ou de datas especiais (dia dos pais, das mães, da profissão do seu colaborador, etc.), até mesmo uma música de fundo (quando o tipo de trabalho permitir), entre outros exemplos.

Como ações maiores, você pode reformar o local de trabalho, renovar a pintura, trocar a mobília, etc. Essas são ações que demandariam maior investimento financeiro e de tempo, portanto devem ser pensadas com cuidado para que não sejam em vão.

Melhorias em infraestrutura

Quanto maior a adaptação necessária ao modo de trabalho, para se adequar à infraestrutura disponível, maior a insatisfação do colaborador, e menor a produtividade do trabalho.

Neste sentido, algumas melhorias são primordiais. Estas vão desde melhorias ergométricas (mesas, cadeiras, etc.), passando por acessibilidade (pensando, inclusive, em pessoas com deficiências), até aquelas envolvendo informática.

Com relação às melhorias em informática, estas são mais dinâmicas e exigem uma atenção maior. As atualizações nesta área ocorrem com uma velocidade impressionante e você precisa utilizar este fator como diferencial. Isso envolve disponibilizar equipamentos modernos aos colaboradores, além de soluções eficazes para o trabalho, como sistemas de gestão, tais como o Oficina Integrada, Imóvel Integrado e Nuvem Gestor.

Finalmente, independente da melhoria a ser feita no ambiente de trabalho, o importante é sempre estudar bastante as condições da sua empresa para não investir mais que o necessário, ou mais que o seu orçamento suporta. Bom trabalho!

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores