Como escolher entre investir ou poupar

Quando uma empresa passa a contar com um bom lucro, surge o questionamento sobre o que fazer com a quantia extra de dinheiro que está entrando no caixa. Existem duas opções: investir na empresa, ou poupar para o futuro.

Esta é uma decisão muito importante para a manutenção do bom funcionamento da empresa, bem como para abrir as portas para novas possibilidades. Por isso é preciso um cuidado especial nesta definição. Hoje vamos ver como você pode definir se é o momento de investir, ou de poupar.

Imóvel Integrado

Quando investir?

Para saber se é o momento certo de investir em uma expansão, ou modernização da empresa, primeiramente é preciso analisar o fluxo de caixa até à data da tomada de decisão. Como está o faturamento e o lucro da empresa nos últimos meses, ou no último ano?

Caso esta análise mostre que que a alta no lucro já se dá há algum tempo, se mantendo estável (ou até mesmo aumentando), pode ser o momento de investir em sua empresa, pois há mais segurança de que não ocorrerá nenhum imprevisto financeiro.

É claro que não se deve “investir por investir”. Busque as principais necessidades dentro do seu negócio, seja compra de equipamentos, aumento da equipe ou reformas e expansão física. E lembre-se de sempre calcular qual será o retorno que este investimento trará, para se certificar que é o certo a se fazer.

Quando poupar

Se o seu caixa vem sofrendo com lucro baixo ou prejuízo, e, de repente, um mês apresenta uma alta anormal no faturamento, mantendo-se os custos, não se empolgue. Um dos grandes erros dos empreendedores é gastar seu dinheiro ao primeiro sinal de melhora nas finanças.

Este dinheiro extra pode ser a chave para o seu crescimento no futuro, por isso você deve guardá-lo para, no futuro, aí sim investi-lo em melhorias quando for oportuno.

Pequenas empresas são muito vulneráveis a sazonalidades nas vendas e no faturamento, por isso é necessário conter o impulso em gastar o dinheiro extra. O pensamento a longo prazo, aqui, é primordial.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online