Como conter a inadimplência

Mais de 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes no SERASA e o valor  de atraso já ultrapassa R$ 256 bilhões.

A inadimplência é uma realidade muito presente no Brasil, porém, ignorada por muitos. Acontece que esse é um problema de todos, principalmente dos comerciantes que correm o risco de vender para estas pessoas e não receberem.

O primeiro ponto para compreender a inadimplência é entender sua diferença entre endividamento. A pessoa endividada ela possui contas para arcar, mas ainda tem limite de crédito. Já o inadimplente, está endividado e não possui crédito.

Um cuidado necessário é que a sua empresa não fique inadimplente. Para evitar essa situação, existe um cálculo para verificar a taxa  de inadimplência da sua empresa para assim, traçar algum tipo de estratégia para curto, médio e longo prazo.  Para calcular, basta multiplicar por 100 o valor dos créditos em atraso, e dividir pelo valor das vendas a prazo. É preciso estabelecer períodos, que costumam ser de 30 dias.
Busque  avaliar as estratégias da concorrência para diminuir a taxa de inadimplência. Perceba também as ações para receber de clientes inadimplentes. Invista em aprimorar sempre o seu negócio, para que cada vez mais você otimize esses processos. Principalmente, em avaliar quais os clientes que estão em débito com sua empresa.
Para evitar esse tipo de cliente, há algumas estratégias, confira:

  • Antes de realizar a venda, consulte se o cliente está inadimplente no site do SERASA.
  • É crime não emitir Nota Fiscal, mas alguns vendedores não obedecem à risca essa prática. Um erro, afinal, sem a NF não é possível solicitar intervenção jurídica para receber o valor.
  • Com os clientes que já estão em débito com sua empresa, busque fazer acordos. Procure propor um valor que seja interessante tanto para a empresa, quanto para o cliente. Mas cuidado, se a sua proposta for muito boa, pode ser que você incentive mais clientes a ficarem inadimplentes, portanto, saiba ponderar.

É interessante instaurar uma política de cobrança na sua empresa. Neste texto, ensinamos passo a passo. 
Você também precisa administrar muito bem o controle de contas a receber e quando elas devem ser cobradas. O ideal é possuir um sistema de gerenciamento on-line onde é possível gerenciar todas as contas a receber, ligá-las ao cadastro do cliente e também poder enviar lembretes de cobrança automáticos e agendados para o e-mail ou SMS no celular do cliente.

nuvem-gestor