5 erros financeiros que sua empresa deve evitar

5 erros financeiros que sua empresa deve evitar

O trabalho de um bom gestor envolve evitar que seu empreendimento sofra com problemas financeiros que podem impactar, em diferentes escalas, o funcionamento da sua empresa.

Grande parte destas falhas podem ser evitadas com ações na rotina do empreendimento. Justamente para evitar erros financeiros, vamos apresentar algumas dicas valiosas para a sua gestão.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Fluxo de Caixa

Sabemos que o fluxo de caixa de uma empresa é uma das principais ferramentas de gestão. A negligência em sua gestão pode ter consequências negativas que, inicialmente, passam desapercebidas, mas no futuro causam um grande estrago.

O fluxo de caixa representa a rotina financeira da sua empresa, portanto sua análise é essencial nas tomadas de decisões. Uma falha na gestão do mesmo pode levar a uma decisão equivocada e as consequências negativas que ela pode trazer.

Contas Pessoais e da Empresa

Muitas microempresas, e microempreendedores individuais, possuem uma característica em comum que é extremamente prejudicial para a saúde financeira: a mistura das contas pessoais do proprietário com a conta da própria empresa.

Esta confusão faz com que o controle da saúde financeira do seu negócio seja mais complexo e, desta forma, você pode não enxergar possíveis prejuízos. Quando você der conta, pode ser tarde demais.

Pró-labore

Como dito acima, suas contas pessoais não podem se misturar às da empresa. Para isso, você pode definir um valor de pró-labore para remunerar o seu trabalho e o seu tempo dedicado à gestão.

O ponto em que muitos empreendedores se perdem é no cálculo de quanto deve ser este valor. Quando o mesmo tem um valor muito alto pode ter um impacto grande nas contas, reduzindo o montante que poderia ser utilizado em investimentos e melhorias.

Capital de Giro

Para aumentar os lucros e, por consequência, os rendimentos que sua empresa te proporciona, é necessário realizar uma série de investimentos, os quais demandam uma certa quantia financeira que está fora das despesas rotineiras.

A falta de um capital de giro bem planejado pode fazer com que um investimento realizado com a melhor das intenções impacte além do esperado no orçamento, forçando a empresa a, por exemplo, atrasar pagamentos, não cumprir seus compromissos, entre outras consequências.

Vencimento das Contas

Uma gestão mal feita tem como um dos primeiros sintomas o atraso no pagamento de contas. A falta de controle das datas de vencimento acaba gerando gastos desnecessários com juros e multas.

Estas falhas podem ser facilmente evitadas com ações, como o agendamento de pagamentos, e a utilização de sistemas de gestão que permitem analisar toda a situação financeira da empresa, além de permitir agendamentos e lembretes de pagamento.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas