5 dicas imperdíveis sobre finanças para microempreendedores

Gerir um negócio é uma tarefa trabalhosa, gerenciar as finanças então… Confira 5 dicas que a Mundomídia reuniu para sua empresa

Os assuntos financeiros são os que mais geram dúvidas em microempreendedores. Em quase toda pequena empresa, o empreendedor precisa assumir um papel de “faz tudo”, mesmo sem conhecimento em alguma atividade específica.
É muito comum esse tipo de situação acontecer na área de finanças. Esse setor exige muito cuidado, pois qualquer passo em falso, pode prejudicar todo o andamento da empresa. Para que isso não ocorra com a sua empresa, confira as nossas dicas:

Faça um planejamento
Para manter sua empresa estruturada, você deve planejar muito bem cada passo da sua empresa, em espacial, as ações financeiras. Por isso, levante todos os custos de abrir e manter seu negócio pelos próximos 6 meses. A cada semestre, reavalie o seu planejamento.
Montar um plano financeiro, ajuda a identificar as despesas, tanto a médio e longo prazo, permitindo controlar os gastos.

Tenha um conselheiro
É sempre bom trocar ideias com aqueles que possuem mais conhecimento que nós sobre um assunto. Por isso, escolha alguém para te orientar, dar dicas e ajuda-lo em situações de dúvidas. Pode ser o seu contador, um amigo que está a mais tempo no mercado e até um empreendedor que possui um canal no Youtube. O importante é que você se cerque de bons conselhos em momentos de incertezas.

Tenha contas separadas
Essa dica é muito importante, fique atento. É preciso separar a sua conta pessoal da profissional, mesmo que você não tenha sócios. Essa atitude prejudica profundamente a saúde da empresa porque afeta o seu fluxo de caixa e capital de giro, mesmo que você registre as entradas e saídas.
É interessante também ter cartões de crédito separado. Facilita para os sócios, para o contador e até para sua relação com o banco. Se policie para utilizar sempre o cartão correto.

Esteja ciente do que é lucro e o que é prejuízo
É um engano pensar que baixo estoque é sinônimo de muitas vendas. O lucro varia de acordo com uma série de fatores, como o total de entradas e saídas de seu capital. Então, lembre-se: dinheiro em caixa não quer dizer lucro ou prejuízo, pode estar atrelado ao seu estoque.

Contrate um sistema de gerenciamento on-line
Os softwares de gestão auxiliam no controle de estoque, fluxo de caixa, registro de contas a pagar, contas a receber, emite relatórios financeiros, além de outras funções. Planeje, registre e acompanhe todas as movimentações da sua empresa em qualquer lugar e a qualquer momento.

 

 

nuvem-gestor