Como organizar uma agenda de ligações?

O telefone é um grande aliado nas transações comerciais e como já vimos anteriormente, ele pode ser transformado em uma poderosa máquina de vendas. Seguindo estratégias mercadológicas e uma boa organização, você pode conseguir um grande número de conversões, com uma boa comunicação, clareza nas ideias e um conhecimento básico dos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Entretanto, ele não potencializa apenas as vendas e conversões. Ele pode ser uma ótima ferramenta para construir bons relacionamentos com o público e auxiliar na fidelização da clientela. E este é o objetivo deste post, mostrar como uma linha telefônica, uma lista segmentada e roteiros bem elaborados contribuem para a imagem da sua empresa.

Treinamento Atendimento e Recepção | Universidade Nuvem

Organize bem sua base de dados

Manter sua base de dados atualizada, com endereço correto e telefones acessíveis contribui em diversos aspectos no seu negócio. A proximidade com seus clientes e o trato humanizado contínuo são vistos hoje como ferramentas eficazes para ter controle do consumo e dos gostos individuais de cada um. Sendo assim, faça questão de manter seus contatos em dia, sempre satisfeitos e fiéis aos seus serviços/produtos. Se possível, lembre-se também de registrar as datas de aniversário e lembretes comemorativos de todos, para ter sempre nas mãos um motivo coerente para dialogar.

Crie listas segmentadas de ligações ativas

Cada ligação deve ter um propósito específico e importunar o cliente sem razão aparente pode dar um sentido vazio ao contato realizado. Organize suas listas de ligações de acordo com o consumo médio de suas ofertas, ou seja, se você observa que o tempo médio de retorno de um cliente é de 1 mês e ao fim deste período ele não retornou, demonstre por meio de uma ligação que você reparou na sua ausência. Se ele consumiu algum produto ou serviço e você quer alguma opinião, aproveite as 24h após a visita para perguntar como foi a experiência, se gostou ou não. Ligue também para parabenizar, oferecer promoções e também descontos, elabore organizadamente as listas com dados atualizados e determine os motivos específicos para cada contato.

Roteiros bem elaborados são fundamentais

Para cada contato podemos elaborar antecipadamente um fluxo de conversa para iniciar os diálogos e dar continuidade ao objetivo. Se for ligar para um cliente em data de aniversário, utilize tons de voz receptivos e alegres, desejando sempre felicitações e muitos anos de vida. Se for perguntar o que tem acontecido com o cliente que não retorna há algum tempo, procure dar mais espaço para escutar e fale menos, sempre buscando solucionar a pendência. Se for oferecer uma oferta ou produto novo, observe se este cliente que está sendo contatado se interessa por tal promoção ou novidade. Quanto mais souber das peculiaridades de cada cliente, mais próximo, humanizado e receptivo você se mostrará, contribuindo ainda mais para o crescimento da sua cartela de consumidores!

E para organizar a gestão de seu negócio, conte com as nossas plataformas de gestão, maximize seus lucros e mantenha ainda mais proximidade com todos!