Como aplicar a Análise SWOT na sua Loja de Ferragens

Você já ouviu em falar em análise SWOT? Aprenda a aplicar essa ferramenta estratégica na sua empresa e conseguir melhores resultados.

A Análise SWOT, no Brasil também conhecida como análise FOFA, é um tipo de  planejamento que utiliza uma ferramenta estrutural da administração. Possui esse nome porque procura analisar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Sua principal finalidade é avaliar os ambientes internos e externos da empresa, formulando estratégias de negócios para a empresa com o fim de otimizar seu desempenho no mercado.

Forças
As forças correspondem às vantagens que a empresa possui em relação aos concorrentes. Ou seja, são as aptidões mais fortes da empresa. Para ajudar a defini-las, deve-se analisar as melhores atividades do estabelecimento, as vantagens competitivas, os recursos e engajamento com o cliente.

Oportunidades
As oportunidades são as forças extremas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, pois elas devem ocorrer de diversas formas, como mudanças na política econômica do governo, investimentos externos. Porém, podem ser feitas pesquisas ou planejamentos que preveem o acontecimento desses fatos.

Fraquezas
As fraquezas são aptidões que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio. É essencial haver sinceridade nesta etapa da análise. Pode-se encontrar as fraquezas analisando se a mão de obra é capacitada, se os treinamentos são eficientes, porque a concorrência ainda é escolhida ou como está o relacionamento com o cliente.

Ameaças
As ameaças são forças externas que influenciam negativamente a empresa. Devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar não somente o planejamento estratégico da companhia, como também, diretamente em seus resultados.

É interessante que você aplique a análise SWOT toda vez que precisar detectar algum problema na empresa ou quiser impulsionar alguma área da sua empresa. Assuntos estratégicos requerem bastante tempo, atenção e paciência do administrador.

Por isso, é interessante adquirir um sistema de gerenciamento on-line, onde é possível controlar todas as áreas da sua empresa, do estoque ao financeiro, do cliente ao fornecedor, de pedidos a orçamentos. Além de otimizar o seu tempo, você administra sua empresa com mais precisão, através dos relatórios emitidos por esses sistemas.

 

 

loja-materiais-de-construção