Como aumentar a autoestima no ambiente de trabalho

Como aumentar a autoestima no ambiente de trabalho

O desempenho de uma empresa depende de diversos fatores. Além daqueles de cunho técnico, como os próprios produtos e serviços, contas, faturamento, entre outros, existem outros mais subjetivos, e entre eles está a autoestima.

Quando tratamos de autoestima, podemos falar daquela relacionada aos funcionários, que está diretamente ligada à satisfação dos mesmos. Também podemos tratar da autoestima do próprio empreendedor, e como ela impacta no crescimento da empresa.

Hoje você verá como aumentar a sua autoestima relacionada ao trabalho e, desta forma, seguir no caminho do crescimento da sua empresa, buscando sempre melhores resultados.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Aprenda com os erros

Erros fazem parte da rotina de qualquer empreendedor. Em algum momento você tomará alguma decisão equivocada, que levará a algum tipo de prejuízo, seja ele pequeno ou enorme.

Você não conseguirá voltar ao passado e não cometer este erro, mas você pode analisar as causas que levaram a este equívoco e desta forma, tirar lições para que no futuro este erro não se repita.

É essencial, então, que os erros que acontecem não se tornem um fardo para se carregar, mas sim uma oportunidade de melhoria.

Tenha atitude

Um empreendedor que não arrisca dificilmente chegará muito longe no mercado. A forte concorrência e o aumento na exigência dos clientes tornam essencial que as empresas busquem sempre novidades, que exigem mais atitude.

Empreendedores ousados tendem a ser mais satisfeitos com o status da sua carreira e da sua empresa. E tudo isso impacta diretamente nos colaboradores, que se sentem “contagiados” por esta energia e acabam rendendo mais.

Por isso, não tenha medo de arriscar. Pense fora da caixa e busque sempre oferecer o melhor, e o que seu concorrente ainda não oferece.

Seja sincero

Tentar agradar a todos é uma tarefa muito difícil e desgastante. Com o tempo este comportamento se torna insustentável e o empreendedor vai perdendo o rumo na direção da sua empresa.

Sendo assim, não se sinta intimidado em deixar claro a sua posição em determinadas situações. O empreendedor não pode se autocensurar em momentos onde sua opinião diverge das demais.

Quando o empreendedor passa a se submeter sempre aos outros, isto vai tirando aos poucos o ânimo em impulsionar seu negócio e buscar melhores resultados. Além, é claro, de minar a sua autoridade.

Saiba dizer “não”

Como apresentado no tópico anterior, é necessário que o empreendedor tenha uma postura firme. Assim, ele deve saber o momento de se dizer “não” para certas situações do dia a dia.

Seja para solicitações da equipe ou em momentos de negociação, a negativa pode ser necessária para que a empresa (ou o empreendedor) não assuma compromissos que não poderá cumprir, por exemplo.

Além disso, deve-se saber como dizer “não” nestes momentos, para deixar claro que não se trata de uma intransigência, ou má vontade, mas sim prezando pelo bom funcionamento da empresa.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores