Gestão de pessoas: saiba o que é e os objetivos por trás dessa função

Gestão de pessoas - Fonte: Pixabay

Ter uma boa gestão de pessoas pode fazer a diferença na empresa. Isso porque a produtividade dos funcionários impacta diretamente na produção, qualidade e rendimento da companhia no geral. Ter uma boa gestão de pessoas não é apenas fornecer um espaço para descanso, comida ou entretenimento. É preciso avaliar e inserir uma série de ações, principalmente aproveitando os funcionários adequadamente de forma a garantir os melhores resultados. Confira a seguir o que é a gestão de pessoas 

O que é 

A gestão de pessoas é a área responsável por gerenciar as pessoas que compõem a empresa. Nesse caso são usadas estratégias de recursos humanos para alinhar a organização aos objetivos dos colaboradores. Dessa forma, a equipe de gestão de pessoas irá identificar quais perfis se adequam a quais funções, assim como desenvolver os funcionários, motivá-los e trazer maior engajamento para a equipe. Os principais intuitos de uma gestão de pessoas são: 

  • Implementação de estratégias de recursos humanos alinhadas com os negócios; 
  • Auxiliar no alcance das metas estabelecidas; 
  • Melhorar para a produtividade, eficiência e engajamentos das equipes; 
  • Adequar os funcionários nas vagas correspondentes aos seus perfis; 
  • Garantir a manutenção de pessoas com potencial dentro da empresa. 

Pilares da gestão de pessoas 

A gestão de pessoas apresenta alguns pilares que a constroem e a tornam efetiva dentro de uma empresa. Confira a seguir alguns dos principais objetivos por trás da gestão de pessoas: 

Motivação 

Um primeiro ponto muito importante dentro da gestão é saber como motivar os colaboradores. Isso ajuda a aumentar a produtividade, seja por conta de entender sua função, para alcançar metas e obter uma bonificação ou até mesmo ter reconhecimento pela equipe.  

Liderança 

Ter um bom líder faz toda a diferença para a eficiência da equipe e para que todos os processos tenham um fluxo. O líder serve como um espelho para a equipe, de forma que ele precisa ser alguém que tenha as capacidades para esse cargo e consiga suprir as necessidades da sua equipe, trazendo direcionamento.  

Comunicação e engajamento 

Todos sabem que sem uma boa comunicação não é possível melhorar ou ter soluções. Portanto, é importante que a gestão forneça meios de comunicação efetivos e trabalhe isso tanto dentro da equipe, como entre setores. Garantir um bom engajamento está atrelada justamente a comunicação e devem ser mantidas lado a lado e trabalhadas em conjunto. O que terá impacto principalmente para o entendimento do conceito de equipe, de forma a aumentar a cooperação entre os funcionários.  

Capacitação e conhecimento 

A capacitação dos funcionários e fornecer o conhecimento sobre as tecnologias disponíveis é necessário para obter o máximo dos colaboradores. Afinal, uma pessoa sem conhecimento não saberá como usufruir do que está em suas mãos. Assim, é importante que haja uma capacitação e um treinamento tanto ao entrar na empresa, como estimular isso para aqueles que já estão na companhia.