5 maneiras de aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce

Dicas para aumentar a taxa de conversão - Fonte: Pexels

Aumentar o número de vendas é um dos principais objetivos do marketing, sendo que a métrica de taxa de conversão é utilizada justamente para avaliar esse aumento. Afinal, não adianta investir em estratégias que não fazem seu público-alvo comprar mais. Dessa forma, o intuito é sempre ter a maior taxa de conversão possível, e algumas dicas podem fazer a diferença nesse número. Confira a seguir 5 maneiras de aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. 

1. Boa experiência de navegação 

Algo que definitivamente afeta o consumidor na hora da decisão da compra é a facilidade que ele tem em encontrar as informações que lhe interessam. Portanto, é preciso tentar oferecer a melhor experiência de navegação no seu site, utilizando contraste de cores para informações importantes, como localização do carrinho, página de pagamento, busca de produtos, etc. Tente organizar seu site para que ele seja intuitivo e fácil de encontrar os produtos, organize seu catálogo por setores e sempre deixe visível a barra de busca, assim como um chat para possível dúvidas ou perguntas.  

2. Apresentação dos produtos 

Fotos, descrições e detalhamentos dos produtos são importantes e também decisivos na hora da compra. Assim, é sempre importante trazer todas as informações do produto, como tamanho, cores disponíveis, fotos variadas e vídeos para que o consumidor não tenha dúvidas em relação ao produto. Além disso, é interessante também colocar como o produto pode ser usado e as utilidades do mesmo, assim como as diferenças e destaques dele em comparação com os concorrentes.  

3. Utilize as avaliações  

Colocar avaliações positivas e feedbacks dos clientes na mesma página do produto aumenta consideravelmente a confiança do usuário em realizar a compra. Por meio dos comentários ele terá noção da qualidade do produto, como foi a entrega, se é o mesmo que está apresentado nas fotos e descrições do site, etc.  

4. Número de itens disponíveis e promoções 

Colocar o número de itens pode ser decisivo, pois induz gatilhos de urgência, assim como promoções e descontos por períodos determinados. Assim, a decisão de compra fica com maior tendência a ser positiva, afinal o cliente não irá querer perder a promoção, considerando que existem apenas um ou dois itens disponíveis.  

5. Checkout simples 

Muitas pessoas acabam desistindo de concluir suas compras por conta do checkout ser demasiado longo e necessitar de muitas informações. Deixe essa parte o mais simples e direta possível, pedindo apenas as informações necessárias. Utilize o menor número de páginas e verificações possíveis, e se possível coloque a opção de comprar com apenas um clique, em que os dados são salvos e na próxima compra o cliente não precisará repetir as informações novamente. O que torna o ato de comprar mais prazeroso e sem desgaste.