As vantagens de morar em um país “atrasado”

Saiba usar todos os fatores ao seu favor.

O Brasil, por ser um país em desenvolvimento, é considerado um país atrasado. Ou seja, um país que ainda não se desenvolveu plenamente nos âmbitos sociais, transporte, tecnologia e outros. Alguns acreditam que empreender em um país tardio só possui desvantagens: muito burocracia, pouca otimização dos processos, baixo desenvolvimento e por aí vai. Mas existem também vantagens em empreender no Brasil.

Ter um negócio em um país considerado tardio é ter uma bola de cristal. Você consegue visualizar quais são as tendências de sucesso em outros países e trazê-las para o seu. Assim, você inova no seu mercado com antecedência e a frente dos seus concorrentes.

Você também tem uma prévia dos pontos positivos e os de atenção, podendo já pensar em estratégias para resolvê-los, antes de começar o seu negócio.

É importante ressaltar que você precisa adaptar a oportunidade e avaliar riscos. Nem tudo que dá certo em um país, significa que dará da mesma forma em outro. Por isso, depois que selecionar as melhores ideias, avalie as possibilidades de aplicação no seu cenário. Principalmente, se o público e o ambiente de investimento são parecidos.

Lembre-se, as tendências influenciam o seu mercado, seus negócios e clientes, de modo que o acompanhamento deles o ajuda a aumentar sua lucratividade. Portanto, para conseguir analisar se uma ideia do exterior é viável, tenha relatórios e dados sobre o seu cenário.

Softwares de gerenciamento podem te ajudar na construção desses relatórios. É possível analisar compras, vendas e estoque de forma simples e prática. Assim, você terá dados consolidados para avaliar o melhor rumo para seu negócio.

nuvem-gestor