Como valorizar seu imóvel rapidamente

O mercado de imobiliárias é um dos mais rentáveis em qualquer centro urbano. Afinal, aluguel, compra ou venda de é algo que jamais será datado.


No entanto, tornar o seu produto atraente e fazê-lo sobressair sobre os demais ainda é um desafio que muitos proprietários enfrentam.


Pensando nisso, neste post trazemos cinco passos que uma imobiliária precisa seguir para valorizar um imóvel rapidamente.


Os 4 P’s do mercado imobiliário


Antes é preciso falar sobre os motivos que levam à apreciação ou depreciação de um imóvel. E, para Cláudio Alencar, professor do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP, os “4 P’s” fazem toda a diferença.


Um conceito antigo da área do marketing, os 4 P’s fazem referência a Preço, Praça, Produto e Promoção. Ou seja: para atrair a atenção de um locatário, comprador ou investidor, uma imobiliária precisa considerar uma série de fatores, tais como:

– Qualidade

– Infraestrutura

– Localização

– Valor do imóvel em si

Fazendo essa análise, o direcionamento dos anúncios e ações de marketing é melhor, visto que as chances deles atingirem o público-alvo correto são maiores.


Como valorizar o seu imóvel rápido em cinco passos


Após analisar o cenário regional e atentar-se aos 4 P’s, uma imobiliária tem, então, a tarefa de revitalizar o seu produto.
Ou, neste caso, torná-lo mais acolhedor, uma vez que ela não será a única com “o melhor apartamento com o melhor preço” naquela vizinhança.

E sabemos que, quando se coloca um imóvel à venda, o objetivo é encontrar um comprador rápido antes que a casa ou apartamento ganhe a fama de “imóvel estagnado”. Mas, para realizar esta venda, uma imobiliária precisa seguir cinco passos:


1.  Investir em reformas

Em média, um comprador terá uma única chance de conhecer o imóvel antes de compará-lo com outras opções disponíveis no mercado, e você quer torná-lo o mais atraente possível.


Para isso, invista em reformas para modernizar o ambiente e torná-lo mais aconchegante. Ninguém comprará uma casa ou apartamento com um sistema de fios antiquados e sem planejamento interno que valorize o espaço.


2. Ter cuidado com a decoração

Muitos pensam que apostar em cores extravagantes ou itens luxuosos durante uma “open house” pode impressionar o cliente. Mas, às vezes, menos é mais e homogeneidade é o que conta.


O comprador precisa se imaginar morando naquele lugar. Em outras palavras, o imóvel precisa ser um canvas em branco para que interessados possam visualizá-lo como uma possível futura casa.


3. Atentar-se ao preço

A concorrência é grande e todos querem monopolizar a atenção de possíveis compradores a todo custo. Um fator que faz toda a diferença neste quesito é, notoriamente, o preço.


Para alcançar um valor próximo da realidade, deve-se considerar fatores mencionados no início do post, como localização, qualidade e infraestrutura.


Em outras palavras, a imobiliária precisa fazer constantes avaliações do produto que está oferecendo e compará-los ao preço de outros imóveis locais.

Desta forma, um anúncio de imóvel tem grandes chances de identificar e atingir pontos fracos da concorrência.


4. Investir em marketing e divulgação


O seu produto precisa ser visto pelas pessoas certas. Logo, apenas contratar outdoors ou afixar pôsteres ao redor da vizinhança não será uma ação tão efetiva quanto investir em marketing digital.


Hoje temos ferramentas incríveis no próprio Facebook e Instagram para divulgar produtos, e com o mercado imobiliário não é diferente.


Para tal, conheça bem a segmentação do mercado para qual você quer vender e, claro, contrate profissionais da área do marketing que possam ajudar você a atingir o seu objetivo.


5. Garanta a confiança do consumidor

O seu cliente terá muitos questionamentos e dúvidas. Afinal, não é todo dia que se compra um imóvel, e quando fazemos uma decisão tão grande, confiança é um fator que não pode ser subestimado.


Conheça o mercado imobiliário e esteja pronto para destacar o porquê do seu imóvel ser a melhor opção dentre os demais. Garanta, também, que o seu cliente tenha a melhor experiência possível durante o momento da compra.


Se o comprador ficar satisfeito com o investimento e, principalmente, com atenção recebida durante a negociação, não tenha dúvidas que a sua imobiliária será recomendada no futuro!