Gestão de Qualidade e por que aplicar na sua empresa

São muitos elementos à administrar: estoque, finanças, vendas, qualidade. Isso mesmo, é preciso administrar também a qualidade que você entrega seus produtos e realiza seus serviços. Confira algumas dicas da Mundomídia.

Quando se pensa em gestão de qualidade, muitas vezes, o microempreendedor pensa “nem vou ler, isso é apenas para a realidade das grandes empresas”. Só que prestar um serviço e ter um produto de qualidade é o principal impulsionador para as micro e pequenas empresas se fortalecerem no mercado. Para obter os melhores resultados possíveis, os processos precisam ser aprimorados e tarefas devem ser otimizadas. Como fazer isso? Através da gestão da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Confira algumas dicas:

Mapeie os processos da sua empresa

Anote todas os processos e demandas de cada funcionário, principalmente você, administrador. Escreva todas as funções e atividades que cada um desempenha. Essa etapa é para reconhecer quais são tarefas que a empresa necessita. Procure escrever todas as atividades, desde as mais estratégicas, como pensar em uma campanha de divulgação até limpar o banheiro. Todas essas obrigações fazem parte de um todo. Para que o todo funcione bem, é preciso que cada parte faça o seu papel e dê o seu melhor.

Descubra falhas e oportunidades

Identifique as falhas e oportunidades de melhorias em todos esses processos que você mapeou na dica anterior. Procure também reconhecer os pontos fortes e proponha processos para que mantenha a qualidade da função bem exercida.  Uma das vantagens dessa prática é que possivelmente você encontrará alguns gastos desnecessários que poderá cortar. Além disso, melhorando suas práticas, você pode aumentar sua autoridade e credibilidade no mercado.

Mudar é um ciclo sem fim

Promover mudanças nem sempre é uma tarefa fácil, porém traz muitos resultados para empresa. Força de vontade é o ponto principal, afinal por meio de muita dedicação e empenho é possível dar fim a hábitos pouco saudáveis e sempre  desenvolver ao máximo seu negócio.  Para isso, você precisa de uma comunicação clara com todos os seus stakeholders: clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores. Pergunte e reconheça seus erros, buscando sempre a melhor solução para seus problemas.  

Para otimizar esse contato com o seu público, utilize um sistema de gerenciamento on-line, que permite agendar e enviar e-mails automaticamente, além de inúmeras outras funções.

 

Nuvemgestor