Como usar o WhatsApp para fazer o seu pós-venda

WhatsApp no pós-venda - Fonte: Pixabay

O pós-venda vem sendo cada vez mais trabalhado pelas empresas. Isso porque é a partir dele que as chances de fidelizar os clientes se torna mais alta, assim como estabelece uma maneira de manutenção do relacionamento cliente-empresa. E uma ótima forma de fazer o pós-venda atualmente é por meio do WhatsApp, sendo que essa ferramenta já é utilizada por mais de 120 milhões de brasileiros. Por isso, confira a seguir como usar o WhatsApp para fazer o seu pós-venda e ter mais sucesso na fidelização dos seus clientes. 

Saiba o objetivo do pós-venda 

O primeiro passo é definir os objetivos do pós-venda utilizando o WhatsApp. O objetivo é informar o cliente dos processos da compra, fazer uma pesquisa de satisfação, fidelizar o cliente, dar informações sobre novas ofertas e descontos, ou lançamentos de produtos.  

Faça scripts para cada ação 

Após definido os objetivos, é importante criar scripts ou roteiros que serão utilizados para cada ação. De preferência faça roteiros personalizáveis, colocando o nome do cliente e as informações de acordo com o histórico do consumidor.

Ou seja, se ele compra determinada seção de produtos, envie ofertas e lançamentos referentes a essa seção. Ou então ofereça produtos complementares ao que ele está comprando. Caso compre um tênis, você pode indicar meias ou limpadores de tênis. 

Escolha as ferramentas e tecnologias a serem usadas 

Atualmente as IAs ou inteligências artificiais estão em alta por automatizarem o processo de respostas e deixarem tudo muito mais rápido. Os clientes conseguem tirar dúvidas sobre processos e produtos rapidamente, sem precisar esperar algum atendente humano. Chatbots, linhas de transmissão e outras tecnologias podem ser utilizadas para melhorar o seu pós-venda no WhatsApp. 

Analise seu pós-venda 

Por fim, para saber se o seu pós-venda por meio do WhatsApp realmente está trazendo os retornos previstos é importante fazer um acompanhamento e a análise dos dados. Para isso, pesquisas de satisfação, avaliações e reviews são importantes. Tente deixá-las o mais objetivas possível para que o cliente não tenha preguiça e nem perca tempo.

Ou então coloque recompensas para quem fizer toda a pesquisa de satisfação como cupons, brindes ou descontos exclusivos. Você poderá usar isso para saber se as estratégias e tecnologias adotadas estão tendo um impacto positivo ou se algo precisa ser mudado. Sugestões dos clientes são ótimas para dar insights e novas ideias do que pode ser feito para melhorar.