O que é Marketing e como aplicar na sua Lavanderia

Muito se fala que para um negócio sobreviver, é preciso um bom marketing. Mas o que é e como aplicá-lo?

O Marketing surgiu com o Professor Philip Kotler. Ele identificou um processo social, onde as pessoas obtêm o que necessitam ou desejam por meio da oferta e troca de produtos de valor com outros. Esse processo foi denominado marketing.

Para se fazer marketing você precisa pensar quem é seu cliente, o que você quer oferecer a ele, o que ele precisa, quais estratégias você vai utilizar para alcançar o seu público e montar um planejamento de vendas.

Então, algumas coisas você precisa ter em mente. É preciso criar um bom serviço, manter um padrão de qualidade, além de boas estratégias de gerenciamento. É necessário comunicação entre você e seu cliente, estabelecer uma relação de valor baseada em um troca benéfica para ambos.

Kotler acreditava que esse processo  girava em torno de 4 pontos, que ele determinou os 4P’s:
–    Produto: É o que você oferta, os seus serviços.
–    Preço: São as despesas para ofertar o serviço mais o seu lucro. Ele deve ser atrativo para seu público. Você pode aumentá-lo de acordo com os benefícios que oferta.
–    Praça: Onde você oferta o seu produto. É preciso estar atento à logística de acordo com seu cliente. Por exemplo, se seu alvo são universitários, sua loja precisa ser próxima à universidade. Se for longe de onde os estudantes vivem, você não vai conseguir atingir seu público.
–    Promoção: É como você oferta, são as maneiras de fazer com que seu cliente saiba que você existe. Ou seja, suas estratégias de divulgação. Atualmente, ter um site e um perfil nas redes sociais é a melhor forma de divulgar seus  serviços e manter uma boa relação com seu cliente.

É preciso manter uma boa relação entre todos esse itens citados. Não adianta você oferecer um ótimo serviço e não divulgá-lo para seu público, assim como ter um preço bem abaixo do mercado, mas se localizar no melhor ponto da cidade, onde você tem muitos gastos.

Para encontrar o equilíbrio, nada melhor do que contar com ferramentas que ajudam a administrar a sua empresa. Uma delas são os sistemas de gerenciamento on-line que auxilia no controle de fluxo de caixa, cadastro de pedidos, clientes e fornecedores, além de controlar ordens de serviço. Tudo que você precisa para otimizar seu tempo e concentrar esforços para seu marketing.

 

 

software-lavanderia