3 passos para fazer vendas à prazo com segurança

Imagem de uma pessoa passando o cartão em uma máquina de cartão segurada pela mão de outra pessoa, simbolizando vendas à prazo
(Fonte: Unsplash)

As vendas à prazo são, em muitos casos, a única maneira de alguns clientes efetuarem compras. Assim, se tornam um importante instrumento para as receitas e vendas em geral em uma empresa. Entretanto, nem sempre as empresas tem a organização necessária para lidar com as vendas à prazo, nas quais a receita de uma venda chega parcelada e com taxas, demandando planejamento do gestor.

Com datas comemorativas esquentando o comércio de tempos em tempos, as vendas à prazo comumente roubam a cena. Afinal, além das compras e vendas relacionadas ao próprio cliente, presentear pessoas próximas pode ser o que leva o cliente ao seu negócio, a depender do segmento. E quando o volume de compras ou o valor do produto demanda pagamento à prazo pelo cliente, como não deixar que essas vendas baguncem as finanças da empresa?

O financeiro deve estar sempre organizado

Isto é, para lidar com as vendas à prazo, as finanças da empresa devem sempre estar organizadas. Ou seja, com o caixa fechado corretamente, entradas e saídas devidamente anotadas, relatórios e bom fluxo de caixa. Desta maneira, lidar com a entrada de receitas referentes a uma venda de outro mês se torna bem mais fácil.

Além disso, outro importante fator para lidar com vendas à prazo com segurança, uma vez que se tenha as finanças organizadas, é para a saúde financeira da empresa em geral. Logo, é mais difícil a empresa depender de vendas à vista para fechar as contas no azul, por exemplo.

Tenha definido os detalhes do parcelamento

Afinal, as vendas à vista na sua empresa são parceladas em quantas vezes? E quais os juros que incidem sobre as parcelas? Ou, ainda, há parcelamentos diferentes para valores diferentes?

Todos esses detalhes devem estar claros no momento de propor um parcelamento ao seu cliente. Caso contrário, a empresa pode sair no prejuízo por não administrar bem as taxas cobradas pela maquininha de cartão, ou por inadimplências com os clientes. Revela-se, também, que é importante o planejamento para ter vendas à prazo como opção de pagamento em sua empresa.

Mantenha um cadastro de clientes (e atualizado)

Ter a ficha de seus clientes com todas as informações necessárias e atualizadas é a melhor maneira de garantir a segurança de uma venda. Desse modo, é fácil entrar em contato pra realizar uma cobrança caso seja necessário. Mas, mais importante ainda, é que será possível contatar o cliente recorrentemente, fazer mais ofertas, e atualizar o cadastro sempre que o cliente procurar a empresa.

Desta forma, torna-se mais fácil ter ofertas e promoções irresistíveis para seus clientes, garantindo que sempre haverá vendas para receber, à prazo ou à vista.