As melhores formas de utilizar o marketing para conquistar novos clientes

Marketing na captação de clientes - Fonte: Pexels

Uma das principais funções do marketing é tornar a marca atraente o suficiente para atrair novos clientes. Contudo, dentro do marketing existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para conseguir esse objetivo, e cada uma será mais efetiva dependendo do seu negócio. Confira a seguir 4 formas gerais que podem auxiliar a sua equipe de marketing a conquistar novos clientes.  

Mídias sociais 

O uso da internet no marketing vem aumentando e trouxe um ramo focado chamado marketing digital. A ideia é utilizar os meios digitais para promover a marca, seja utilizando redes sociais, sites, blogs ou Youtube. Assim, com apenas alguns cliques a empresa já consegue ter um alcance muito maior que o marketing convencional poderia conseguir. Por isso, otimizar as redes sociais da empresa ou criar elas, caso ainda não existam, é uma ótima forma de conseguir novos clientes. A empresa se torna mais fácil de ser encontrada e ainda pode ser usada para trazer uma melhor interação entre clientes e a marca.  

SEO do site 

Com as vendas on-line aumentando exponencialmente devido a pandemia, ter um site com conteúdo também é uma forma de conquistar novos consumidores. Isso porque muitas pessoas realizam pesquisas na Internet, e se o seu site apresentar um bom SEO, ele será um dos primeiros a serem mostrados. Ou seja, o SEO afeta como seu site aparece no resultado de pesquisas e na visibilidade na Internet. Quanto mais otimizado pelo SEO o site da empresa for, maior a probabilidade de as pessoas acessarem o mesmo.  

Engajamento com clientes 

A base do mundo digital atualmente é o engajamento entre pessoas. Dessa forma, ao utilizar essas tecnologias, ter o engajamento entre empresa-cliente é essencial para a captação de clientes. Responder a comentários, perguntas ou reações é o principal para destacar sua empresa e aumentar essa interação. Utilize isso para destacar os clientes fidelizados ou que sempre interagem com a página. Isso aumenta a satisfação dos consumidores e traz uma imagem positiva para a marca. Isso também auxilia na propaganda feita por clientes, em que eles mesmos acabam recomendando e falando sobre a empresa para outras pessoas.  

Colaboração com outras empresas 

Colaborar com outras empresas pode ser uma ótima forma de aumentar a visibilidade e conseguir novos clientes por associação. Ou seja, os clientes que já conhecem a empresa parceira irão ter mais confiança de fazer negócios com a sua empresa, e vice-versa. Ter parceiros de empresas locais é uma ótima forma de se aproximar de determinado público e não ter um investimento alto, como aconteceria com multinacionais. A ideia é buscar por empresas que tenham um público parecido, mas que não se sobreponha a sua clientela.