2 estratégias para aplicar a melhoria contínua em vendas

Seja qual for o nicho de mercado em que suas vendas ocorrem, esse processo de melhoria constante é necessário para conseguir excelência.

Melhoria contínua em vendas - Fonte: Pixabay
Melhoria contínua em vendas - Fonte: Pixabay

Praticar a melhoria contínua no setor de vendas é um meio adotado por diversos negócios para conquistar melhores resultados sempre. Seja qual for o nicho de mercado em que suas vendas ocorrem, esse processo de melhoria constante é necessário para conseguir excelência. 

Todos sempre desejam ser melhores a cada dia e é neste sentido que a melhoria contínua é aplicada. Ela garante que o processo de vendas será cada vez melhor e assim mais e mais clientes serão atendidos e ficarão satisfeitos. 

Por isso, é tão importante que esta prática seja parte da cultura organizacional e seja usada constantemente. Aqui você vai encontrar duas estratégias que podem ajudar você a aplicar a melhoria contínua no seu processo de vendas, confira. 

Melhoria contínua: o que é?

Melhoria contínua nada mais é do que a adoção de métodos que irão gerar melhores resultados. Esses métodos são aplicados diariamente e constantemente, sem interrupções, a não ser que seja necessário repensar todo o método e mudá-lo. 

Pensando nos processos de vendas, a melhoria contínua vai estabelecer ações com o objetivo central de impulsionar as vendas, e para isso, utilizará melhorias. Usando um método de melhoria contínua você se certifica de que o processo é atual e adequado ao cenário. 

Praticando as metodologias de melhoria contínua em vendas você vai entender que vender não é apenas fechar um negócio. Mesmo que esta estratégia tenha funcionado até o momento, você pode tornar sua empresa ainda mais competitiva no mercado. 

Veja abaixo as duas principais metodologias de melhoria contínua que podem ser aplicadas no setor de vendas e comece ainda hoje o processo na sua empresa!

1. Método 5W2H

O método 5W2H ajuda você a organizar melhor suas ideias pensando no que você quer aplicar e que pode melhorar o desempenho das suas vendas, além de auxiliar na tomada de decisões. 

Os cinco Ws representam as palavras em inglês: what, who, when, where e why, que traduzidas são compreendidas como: o quê, quem, quando, onde e por quê. Também no inglês, as palavras how e how much, traduzidas representam o como e o quanto vai custar. 

Pensando nestas palavras, você vai formular perguntas relacionadas ao seu setor de vendas e tentar respondê-las. Essas respostas serão o seu norte para a elaboração de um plano estratégico de vendas. 

2. Método PDCA

Novamente partindo de palavras em inglês, plan, do, check e action, que traduzidas representam planejar, fazer, checar e agir, são as ações norteadoras para o seu plano estratégico de vendas. 

Para aplicar esta metodologia você precisa de foco, paciência e determinação em fazer acontecer. Por hoje, apresentamos apenas as metodologias existentes, caso queira saber mais sobre elas, acompanhe o blog mundo mídia e confira mais conteúdos.