Planilhas eletrônicas: o que são e quais os tipos

Planilhas eletrônicas - Fonte: Pexels

Atualmente com a evolução da tecnologia, papéis não são mais necessários para organizar as informações. Para isso, existem as planilhas eletrônicas que são compostas por linhas e colunas, com a possibilidade de realizar diversos cálculos, incluir fórmulas e organizar as informações por categorias. Assim, a partir de uma planilha eletrônica pode-se realizar diversas análises, criar visualização por meio de gráficos e muito mais. Confira a seguir mais sobre as planilhas eletrônicas. 

Para que serve uma planilha eletrônica? 

As principais funções incluem: 

  • Organização de dados em formato de tabela, podendo ser separados por categoria; 
  • Cálculos automáticos e inserção de funções para devolver o resultado assim que inserido os dados; 
  • Visualização dos dados em formato de gráficos; 
  • Análise de dados e controle de informações. 

Como funciona uma planilha eletrônica? 

Como já citado, a planilha eletrônica é como se fosse uma tabela infinita formada por linhas e colunas. A interseção de uma linha com uma coluna é chamada de célula, que seria equivalente a um quadrado da tabela. Em cada célula é possível colocar uma informação diferente (número, fórmula ou texto), que será localizada por meio do número da linha e da coluna.  

As ferramentas que disponibilizam planilhas eletrônicas contam com uma grande diversidade de fórmulas, em que você pode utilizá-las e selecionar as células que você quer que entre no cálculo. O resultado será dado na célula em que você colocou a fórmula, sendo que cálculo é feito de forma automática. Além disso, você também pode criar visualizações gráficas selecionando os dados que você quer analisar.  

Programas gratuitos e pacotes 

Essas planilhas são disponibilizadas gratuitamente por programas como o Calc do BrOffice e o Gnumeric do GNOME. Nessas planilhas você irá encontrar diversas fórmulas, funções de ordenação e diferentes visualizações gráficas. Para quem busca por algo mais complete, pacotes como o Microsoft Office, iWork, AppleWorks e StarOffice oferecem planilhas eletrônicas mais completas, sendo parte de um conjunto de ferramentas para escritório.  

Essas planilhas ainda podem ser compartilhadas, em que mais de uma pessoa pode editar e inserir dados ao mesmo tempo, acessar em diferentes locais e salvar na nuvem. Sendo uma das principais vantagens, comparado a realizar essas anotações em pape, por exemplo. Além de que essas planilhas são altamente versáteis, podendo ser personalizadas e montadas de acordo com o objetivo do usuário.  

Quer saber mais sobre planilhas? Não deixe de conferir 4 passos para criar a sua planilha de controle financeiro da melhor forma