CPC, CPA e CPM: saiba qual o melhor tipo de anúncio pago para o seu negócio

Anúncios pagos - Fonte: Pexels

Uma das grandes vantagens que plataformas como Instagram e Facebook apresentam são os anúncios pagos. Eles permitem que você propulsione suas vendas e consiga maior visibilidade para sua marca. E dentro delas existem deferentes formas de você obter o seu retorno, como o custo por clique, custo por aquisição e custo por mil. Confira a seguir mais sobre essas métricas, como calculá-las e qual vale mais a pena para o seu negócio.  

Custo por Clique 

O CPC é a sigla dada para custo por clique, uma métrica muito utilizada no marketing digital e principalmente para quem trabalha com anúncios e promoções pagas em mídias sociais e na Internet. Essa é uma forma de cobrança por meio dos quais anúncios pagos recebem pelo número de cliques na postagem. Isso é utilizado por diversas plataformas diferentes, como Instagram, Facebook e Google Ads. Uma das principais vantagens de se utilizar essa métrica é que ela retorna um valor exato para o anúncio, além de garantir mais tráfego para o site ou blog. O custo por clique é calculado dividindo o custo total pelo número de cliques da publicação. 

Custo por Aquisição 

O custo por aquisição, também conhecido pela sigla CPA, é considerada uma forma de anúncio de custo mais alto, pois você só irá pagar quando obter o proposto. Como o nome sugere, ao invés de cliques, aqui o objetivo é aquisição, que pode ser download de conteúdos, vendas, aquisição de infoprodutos, etc. Esse formato é indicado para quem já apresenta uma margem de lucro maior, pois o anúncio só trará retorno quando a ação de aquisição for realizada. O que é muito menor comparado ao número de cliques e acessos. Para calcular o CPA basta dividir o valor total investido pelo número de conversões, ou seja, pessoas que adquiriram o que era objetivado pela empresa.  

Custo por Mil 

Além do custo por aquisição e custo por clique, ainda se tem o curto por mil impressões, ou CPM. Ele irá dizer o gasto à cada mil impressões, ou seja, quantas vezes uma publicidade foi mostrada para os usuários na Internet. Nesse caso, a marca recebe uma quantia acordada previamente para cada mil impressões. O que permite uma maior chance de lucro para a empresa. Contudo, para alcançar isso é preciso que a plataforma tenha o tráfego alto. Esse uso de anúncio é particularmente interessante para apresentar a marca e ganhar visibilidade na Internet, sendo muito utilizada para campanhas de branding. O cálculo de custo por mil é dado pela divisão do custo total pelo número de visualizações multiplicado por mil.  

Quer saber mais sobre marketing digital? Não deixe de conferir o que é taxa de engajamento e por que utilizar ela no seu negócio