O que é taxa de engajamento e por que utilizar ela no seu negócio

Taxa de engajamento - Fonte: Pexels

Ao utilizar estratégias de marketing social que envolvam mídias como Instagram, Facebook e Youtube, é importante avaliar a evolução dela perante o público-alvo. Afinal, o intuito de utilizar as mídias sociais na parte de marketing é estabelecer uma relação de proximidade entre a marca e seus clientes. Assim, avaliar o nível de engajamento é uma das melhores formas de saber se a estratégia adotada realmente está trazendo o retorno esperado. Confira a seguir como medir a taxa de engajamento e também a importância de a avaliar.  

O que é a taxa de engajamento? 

Essa métrica permite medir a quantidade de conteúdo que gera interação entre os clientes e o que foi postado em relação ao alcance da marca na plataforma. Assim, pode-se levar em conta número de curtidas, quantidade de comentários, visualizações, compartilhamentos, mensagens, menções, etc. Assim, o cálculo pode ser feito de diferentes formas, dependendo o que se quer avaliar.  

Por que monitorar a taxa de engajamento? 

Existem diversas métricas que podem ser obtidas no marketing digital, mas definitivamente a taxa de engajamento é uma das que merece maior atenção. Isso porque se o público não interage com as publicações, quer dizer que as mesmas não estão tendo o impacto necessário para levar aos seguidores realmente comprarem e consumires os produtos da empresa. Quando os seguidores interagem com o conteúdo da rede social da marca isso mostra que o que está sendo publicado está repercutindo nos seguidores e tendo algum retorno para a empresa.   

E a taxa de engajamento irá mostrar o quanto o conteúdo está impactando seus seguidores e potenciais clientes. Ele também mostra como é a relação do cliente com a marca, se eles comentam isso quer dizer que eles prestam atenção no que é postado e se interessam pelo que a empresa produz. O que no futuro pode se converter em vendas e fidelização.  

Métricas de engajamento 

Como vimos existem diversas formas de avaliar a taxa de engajamento, o cálculo básico é dividir o número de interações de uma postagem ou conteúdo produzido pelo número de seguidores. Contudo, o número de interações pode levar em conta apenas uma métrica ou várias. As mais comuns são: reações, ações, comentários, curtidas, menções, mensagens diretas, número de cliques, visitas no perfil, acessos em links, retuite, respostas e uso de hashtags da empresa.  

Quer saber mais sobre taxa de engajamento? Não deixe de conferir 4 formas de calcular a taxa de engajamento da sua marca