3 tendências de marketing digital para seguir em 2023

Se você está buscando formas de melhorar e impactar mais o seu nicho de mercado, continue sua leitura.

Tendências para o marketing - Fonte: Pixabay
Tendências para o marketing - Fonte: Pixabay

O marketing digital tornou-se a maior e melhor forma de se fazer marketing atualmente. Mas essa ferramenta continua sempre inovando e seguindo tendências no mercado econômico. 

O ano de 2023 é muito aguardado, considerado um símbolo de um novo começo e renovação. E se você quer ficar por dentro das tendências para esse ano tão esperado, aqui vão as principais tendências em marketing digital para 2023. 

Se você está buscando formas de melhorar e impactar mais o seu nicho de mercado, continue sua leitura. Descubra aqui quais são as tendências de marketing digital que você deve seguir. 

1. Inteligência artificial (IA)

Essa tecnologia não é nada recente, já que se imaginava a existência da inteligência artificial desde antes dos anos 2000. Mas, ainda assim, ela se mostra como uma das novas tendências que receberão atenção no próximo ano. 

Com o uso da tecnologia de inteligência artificial é possível construir e manipular os algoritmos e entregar o conteúdo direto para o público alvo. A inteligência artificial vai mudar a forma de se fazer marketing digital nos próximos anos. 

2. Voice user interface (VUI)

Uma outra ferramenta tecnológica que não é recente mas tem ganhado espaço é a interface de voz dos usuários. Ela combina software e inteligência artificial para impulsionar as campanhas de marketing digital. 

O VUI utiliza o processamento da linguagem para criar um ambiente de interação entre clientes e o marketing digital mais natural. Assim, as campanhas de marketing digital se tornam mais atrativas e funcionais.

3. AR e VR

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são ferramentas distintas mas que têm em comum o grande impacto que causam. Elas já são muito utilizadas no cotidiano, mas sua aplicação no marketing é uma tendência a ser seguida em 2023. 

O uso do AR é bastante feito em situações que se deseja complementar a realidade através de imagens, gráficos e outras coisas. Assim, a experiência do usuário se torna mais interativa e interessante. 

Já o uso da VR tem sido feito mais com objetivo de atender o público gamer, já que ela insere os seres humanos dentro dos computadores, falando de uma maneira grosseira. 

Assim, ambas podem ser utilizadas para campanhas de marketing digital e serem feitas a partir de um óculos de imersão. A redbull foi uma das primeiras empresas a utilizar essa tecnologia em campanhas publicitárias e teve muito sucesso. 

Gostou desse conteúdo? Vem aprender muito mais com outros artigos do blog mundo mídia