Conheça a jornada de compra de um consumidor

Jornada de compras de um consumidor (Fonte: Pixabay)
Jornada de compras de um consumidor (Fonte: Pixabay)

A maioria das empresas da atualidade tem como principal finalidade a busca por aumento do seu capital e lucro. Venha saber mais sobre a jornada de compra dos consumidores e saiba como isso pode influenciar no seu ganho de dinheiro.

Para todas as empresas é muito importante conhecer sobre a jornada de compra de um consumidor, pois esse conhecimento prévio permite o desenvolvimento de novas estratégias de marketing para atrair mais clientes para a sua loja virtual. Leia até o final deste artigo e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais sobre este e outros assuntos.

O que é a Jornada de compra de um consumidor?

A jornada de compra de um consumidor nada mais pe do que um trajeto cheio de etapas percorrido por ele, desde quando interage com a marca a primeira vez até quando finaliza a compra no seu site ou loja virtual. Também referido como trajeto de um cliente, ela apresenta variação na quantidade de etapas conhecidas de acordo com o tipo de produto que está sendo comprado.

O conhecimento aprofundado do que ocorre dentro de cada um desses momentos é de suma importância para o marketing digital do seu negócio, pois diversas ações serão tomadas para influenciar os consumidores. 

Todo o processo desde o contato até a compra do produto pode ser representada pelo funil de vendas.

As etapas da jornada de compra de um consumidor

Dividida em 4 etapas, a jornada de compra dos consumidores são:

  1. Descobrir e aprender: Momento em que o cliente tem o primeiro contato com a sua marca, não sabendo se o seu produto é o que ele busca. Muitas pessoas passam pela informação, porém apenas os que chamam a atenção do consumidor (Marketing de conteúdo eficaz).
  2. Compreender o problema: Após esse primeiro contato, o objetivo do marketing passa a ser o de fazer com que o cliente queira aquele produto, ou seja, o observe como uma necessidade. Nesse momento costumam ser muito utilizadas estratégias de marketing para o ajudar a identificar esse problema.
  3. Considerar a resolução proposta: Nesta etapa, o cliente já conhece a empresa e que precisa resolver um problema que foi identificado anteriormente. Então, inicia a busca pelo melhor custo-benefício. Comumente, a jogada de um período de desconto limitado costuma ser o responsável por desenvolver um senso de urgência que induz que ele siga para a próxima fase.
  4. Decisão final: Após passar por todas as etapas anteriores, observando prós e contras, o cliente pode escolher comprar ou ir embora. 

Vale lembrar que o importante para a sua loja virtual é de que todas as suas etapas do funil de vendas consiga levar o consumidor diretamente para a fase 4 e, preferencialmente, para a compra do produto ou serviço.