Como dar um feedback para colaboradores?

Reunião informal entre duas pessoas para fornecer feedback
(Foto: Unsplash)

Uma espécie de ação e, ao mesmo tempo, comentário, parecer ou devolutiva sobre a performance e trabalho de um colaborador na empresa. Em resumo, esse é o feedback. Apesar de parecer simples, fornecer um feedback de qualidade para os funcionários pode ser uma tarefa mais complicada do que parece. Mas, com as informações elencadas pelo Blog Mundo Mídia, conversar com seus funcionários sobre o desempenho deles será fácil e, principalmente, benéfico para toda a empresa. Confira como dar um feedback para os funcionários e mantê-los mais motivados.

Tipos de feedback

Há diferentes tipos de feedbacks que podem ser dados para funcionários, incluindo aqueles a se evitar. Os principais formam 4 tipos.

  1. Feedback positivo. Trata-se do feedback em que o desempenho, as atitudes e a performance dos profissionais são elogiadas. Comumente, um feedback positivo impacta positivamente a motivação dos colaboradores, assim como também serve para identificar pontos fortes e incentivar os profissionais.
  2. Feedback negativo. Este é o tipo de feedback no qual as informações e apontamentos repassados para os profissionais são desagradáveis para o funcionário. Em geral, deve ser evitado.
  3. Feedback construtivo. É o tipo de feedback em que os pontos fracos são levantados como oportunidades de melhoria. Ou seja, a crítica é construtiva, visando o aprimoramento do profissional e das relações no trabalho.
  4. Feedback genérico. Neste caso, o feedback é feito com informações sobre uma situação ou sobre dados irrelevantes, que não contribuem ou direcionam os profissionais, podendo deixá-los confusos.

O que apresentar no feedback

Além de conversar da maneira mais natural possível com o profissional, é importante ter embasamento e certa preparação para fornecer um feedback. Isto é, é importante saber e organizar, antes do encontro, os pontos que serão comentados, o que demanda do gestor que, além de se preparar, tenha em mente o que embasa sua visão. Exemplos de situações, dados coletados pela empresa e atitudes do profissional são necessários neste momento.

Logo, além de falar com atenção, embasamento e cuidado, o gestor deve ouvir os colaboradores e profissionais envolvidos no feedback. Não apenas ouvir o que pensam da análise, como saber se eles tem críticas ou sugestões a fazer à empresa.

Feedbacks e motivação

Por fim, é importante lembrar que algumas atitudes envolvendo feedbacks devem ser feitas com atenção pelos responsáveis, como feedbacks negativos e elogios. Assuntos problemáticos devem ser conversados de maneira privada, respeitando o colaborador e não desmotivando-o na frente de outros. Elogios, por sua vez, podem ser feitos tanto a sós como na frente de outros colaboradores, a depender da situação, que deve ser pensada pelo responsável.