As diferenças entre uma loja virtual e um e-commerce

Loja virtual e E-commerce - Fonte: Pixabay
Loja virtual e E-commerce - Fonte: Pixabay

Sabe-se que as rotas comerciais eletrônicas conseguem movimentar a economia do mundo como poucas coisas fazem. Entretanto, o meio digital possui um vasto campo de possibilidades e, por isso, algumas dúvidas podem surgir, como quais são as diferenças entre uma loja virtual e um e-commerce.

Caso você deseja ampliar seu conhecimento sobre o tema das lojas virtuais, o Blog Mundo Mídia traz para você quais são as principais particularidades entre esses dois ambientes virtuais de vendas.

O que é um E-commerce?

Definido basicamente como comércio eletrônico, trata-se de um tipo de negócio de vendas que se caracteriza por transações totalmente onlines. Dessa maneira, a escolha do produto e todos os processos realizados até o final do pedido, como o próprio pagamento, estão inseridos no mundo digital. Apenas as etapas referentes à produção do produto e da entrega são realizadas fora do meio virtual.

Dessa maneira, esses serviços se beneficiam das estratégias de marketing digital para seus produtos ou serviços, como forma de os divulgarem e os promoverem, podendo alcançar mais clientes do que apenas pelos meios físicos. Vale ressaltar que os E-commerces podem possuir lojas físicas, apenas lojas onlines ou ambos simultaneamente.

Além disso, é válido diferenciar os marketplaces de um e-commerce. Enquanto o primeiro se caracteriza por concentrar diversos lojistas, com marcas diferentes, em um mesmo ambiente (como em um shopping center virtual), o segundo se restringe às vendas e divulgações de um único lojista com sua única marca.

Certo… e o que é uma Loja digital?

Como conceito anterior bem elucidado, podemos iniciar a explicação sobre o que se trata uma Loja virtual. A Loja virtual nada mais é do que uma via de venda de um e-commerce que está bem estruturado. Neste ambiente, serão divulgadas as fotos de produtos de maneira atrativas, as descrições completas desses produtos e um ambiente virtual que consiga elucidar as questões que os clientes possam possuir sobre os seus serviços.

Dessa maneira, pode-se caracterizar o ambiente da loja virtual como uma vitrine dos produtos e/ou serviços disponibilizados por um certo e-commerce, sendo diretamente influenciadas pelas estratégias específicas que os mesmos utilizam para aproximar seus clientes e aumentar suas vendas.

Qual a diferença entre um E-commerce e uma Loja Virtual?

A partir do que foi exposto anteriormente, observa-se que as lojas virtuais nada mais são do que parte de um e-commerce, assim como vemos a diferença entre um comércio e uma loja no mundo real: a loja é um canal de vendas envolvida em um comércio específico, enquanto o comércio é um setor da economia.