Workflow: o que é e como utilizar na sua empresa

workflow (Fonte: Pixabay)
workflow (Fonte: Pixabay)

A criação e o desenvolvimento de uma rotina para você e a sua equipe, no local de trabalho, é muito importante para o melhor desempenho da empresa. Venha saber mais sobre o workflow e como o utilizar na sua empresa.

A manutenção dessa rotina que foi uma vez criada auxilia fortemente no aumento do desempenho, na diminuição do tempo e no esforço para a realização de tarefas por você e seus funcionários. Tudo isso pode ser encontrado ao utilizar o workflow de maneira correta. Para saber mais sobre esse tema, leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Mídia.

O que é um workflow?

Proveniente de uma palavra do dicionário inglês, workflow significa “fluxo de trabalho”. Dessa maneira, workflow pode ser entendido como um conceito que reflete uma sequência de etapas sucessivas que ocorrem de maneira lógica e são finalizadas em um diagrama ou lista de verificações. Pode ser definido diretamente como um roteiro do que deve ser feito até o resultado final.

Esse conceito pode ser realizado por uma única pessoa ou por uma equipe completa, já que ele se refere ao translado fluido entre os determinados estágios do trabalho. Confira as diferenças entre o workflow solo e em equipe:

  • Solo: como o nome diz, um profissional passa por todas as etapas do processo.
  • Equipe: as etapas de um processo sendo dividido entre os membros da equipe.

Para a implementação desse tipo de metodologia é importante conhecer os processos de produção do seu negócio, distribuir tarefas e prazos de maneira lógica e manter um checklist de tudo no final do estado produtivo, observando a execução.

Quais as vantagens de empregar um workflow na sua empresa?

Como já foi dito anteriormente nesse artigo, a eficiência e a produtividade é um produto da utilização do workflow diariamente na sua empresa. Entretanto, existem outros benefícios desse uso para a sua empresa, como pode ser visto abaixo:

  1. Transparência nos processos e nas informações entre todos os participantes da equipe;
  2. Melhora da comunicação entre os setores e entre os membros, já que todos possuem conhecimento de todas as etapas do processo de produção;
  3. Reduz desperdícios e custos da produção, pois é possível estimular tempos e insumos necessários anteriormente;
  4. Otimização das etapas de produção;
  5. Melhorias na capacidade de produção e de observação da produção, o que garante maior fluidez nas etapas produtivas referentes a cada um dos setores envolvidos;
  6. Garante uma melhora contextualizada e contínua de cada etapa processual;