Conheça Modelo Freemium e como usar na sua empresa

Modelo Freemium (Fonte: Pixabay)
Modelo Freemium (Fonte: Pixabay)

As empresas possuem, em sua maioria, o princípio inicial básico de buscar aumentar suas vendas e seus lucros finais. Venha conhecer mais sobre o Modelo Freemium e saiba como isso pode alavancar as vendas de sua empresa.

Com toda certeza você já utilizou algum serviço ou conhece alguém que utiliza um serviço que oferece, por um curto período de tempo, uma amostra gratuita de algum serviço ou produto. Esse tipo de estratégia vem ganhando cada vez mais adesão entre as empresas nos últimos anos e, quando bem utilizada, apresenta ótimos resultados finais. Para saber mais, leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Mídia

O que é e como funciona o Modelo Freemium?

Como uma estratégia de marketing para atrair novos clientes e gerar leads, o modelo Freemium nada mais é do que a disponibilização de um serviço de graça, por um período curto pré determinado de tempo, que utiliza a experiência que o consumidor possuiu do serviço como uma “isca” para que ele se torne fiel ao produto e adquira a versão paga.

Formado pela junção das palavras Free (gratuito) e premium (exclusivo), a versão disponibilizada pelo Freemium pode ser limitada com tempo indefinido ou completa por pouco tempo disponível. Nesse sentido, caso o consumidor goste do produto, é esperado que ele pague para adquirir a versão completa.

Diversas empresas utilizam ou já utilizaram esse sistema, como o Netflix, o Canva e o Spotify.

Quais as principais vantagens de utilizar essa estratégia na sua empresa?

A principal vantagem desse sistema está relacionada com a capacidade de atrair diversos outros clientes ao gerar uma experiência dentro do serviço proposto pela sua empresa. Com esse aumento de acessos, a sua marca costuma ganhar maior reconhecimento e desenvolve um relacionamento mais próximo dos seus clientes com a geração dos leads das pessoas que se cadastraram inicialmente para ter acesso ao serviço gratuito.

Ademais, o modelo de serviço que possui o período Freemium está melhorando o seu funil de vendas, na jornada de compras de um consumidor, já que esse modelo é um ótimo marketing de conteúdo para a sua empresa (melhorando a primeira etapa do funil).

Quais são os riscos do modelo Freemium?

Um dos principais problemas desse tipo de modelo é o desenvolvimento de leads que não possuem nenhum interesse real de adquirir o serviço particular no futuro, mesmo com as limitações.